• Saúde |
  • 08.06.20 - 11:43 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Gestores da 8ª Região de Saúde parabenizam Palmeira por ações de combate à Covid-19

A Comissão Intergestora Regional (CIR) e 8ª Região da Saúde e a apoiadora regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) Kathleen Moura estiveram reunidas na última sexta-feira (5) para discutir as ações de enfrentamento contra a Covid-19.

Outros pontos importantes da pauta do encontro também foram discutidos, como a Portaria 1.445/maio de 2020, que institui os Centros de Atendimento para Covid-19, a oferta de tomografias para pacientes infectados, as coberturas vacinais e as adequações ao processo de trabalho das equipes, e os exames de Covid-19,  realizados pelo LACEN/AL, além do feedback feito aos municípios e a logística de funcionamento do laboratório. Também foi discutida a situação da oferta e regulação de leitos de UCI e UTI, exclusivos para a Covid-19, no município de Palmeira dos Índios.

Além da pauta, os gestores e representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) elogiaram e parabenizaram a gestão executiva e o secretário interino da Saúde Diórgenes Costa pelo empenho e dedicação. O secretário explicou toda a logística de funcionamento dos novos leitos e as ações que vêm sendo desenvolvidas. “Foi explicada, durante a conferência, toda a logística de implantação dos 24 leitos de Covid-19. Em 10 dias foi foram construídos e montados os leitos da UPA e do Hospital Santa Rita, em parceria com o Governo do Estado. Temos o Centro de Testagem, que vem sendo referência na 8ª Região, e muitas outras ações que estão sendo feitas diariamente para que a população fique em casa e colabore conosco”, pontuou Diórgenes.