• Religião |
  • 21.03.20 - 06:52 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Governo e Diocese unem forças para evitar contágio pelo coronavírus

O prefeito Júlio Cezar e o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde Márcio Henrique se reuniram neste sábado (21) com o bispo da Diocese de Palmeira dos Índios Dom Manoel Filho. Eles discutiram o importante papel da igreja, neste momento de pandemia devido ao Covid-19, o coronavírus, que servirá como uma grande fonte de comunicação com os fiéis, além de conscientizá-los sobre este período sombrio que tem devastado muitas vidas em cidades e países de todo o mundo.

O bispo Dom Manoel Filho disse que a humanidade passa por um momento grave e o tema da Campanha da Fraternidade, de 2020, remete à solidariedade que as pessoas devem ter umas com as outras. “O tema deste ano é Fraternidade e vida: dom e compromisso. ‘Viu, sentiu, compaixão e cuidou dele’. É assim que devemos agir. Com compaixão e solidariedade ao próximo, principalmente neste momento, pois não sabemos de onde vem o inimigo. Não podemos perder a fé e devemos colocar os joelhos no chão e pedir a Deus que tenha misericórdia e compaixão da humanidade. Mas a nossa fé e o nosso Deus são superiores a qualquer vírus e vamos superar este momento. Vamos entrar cada vez mais em contato com Deus por meio da oração, que é um canal direto com Ele. Mas também vamos tomar os cuidados básicos, lavar as mãos, ficar em casa e nos comunicar com o povo católico pelas redes sociais e as rádios”, avisou o bispo.

E continuou. “A missa deste domigo, dia 22, às seis horas, será transmitida pela rádio Farol e vamos montar uma grade de programação diária, que em breve será divulgada, pois no momento o povo de Deus não poderá vir à Catedral. Agradeço às empresas de rádio, que também somarão conosco neste momento. A nossa recomendação é que os padres não celebrem as missas junto com a comunidade, apenas pelo rádio, para evitar aglomeração. Inclusive batizados e casamentos devem ser cancelados. Desta forma, somamos força com os governos do estado e do município para combater a doença. Que Deus abençoe a todos”, completou Dom Manoel.

O prefeito Júlio Cezar ressaltou que além das informações que a igreja pode levar aos fiéis, a oração e a fé são poderosos instrumentos de alívio e conforto para os corações aflitos. “Sabemos que as pessoas estão aflitas, tristes e receosas. Portanto, eu e Márcio Henrique conversamos com Dom Manoel para que ele possa nos ajudar, levando conforto para as pessoas por meio da oração. É um momento delicado, estamos sensibilizados com tudo o que tem acontecido no mundo e, no nosso país, e estamos atentos ao nosso estado e à nossa cidade. O momento é de unirmos forças e percebermos que ficar perto de Deus, em oração, é o que dará conforto a cada um de nós. Agradecemos ao bispo por se unir ao governo, também neste momento, para passarmos juntos por esta fase que está sendo difícil, mas que vamos superá-la com muita fé em Deus”, afirmou Júlio Cezar.