Notícias

  • Saúde |
  • 28.11.19 - 10:00 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Grupo terapêutico auxilia famílias de crianças com microcefalia, em Palmeira


O Centro de Reabilitação de Deficientes Físicos de Palmeira dos Índios (Credefipi) iniciou as atividades de um grupo terapêutico para os cuidadores das crianças acometidas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus. A equipe de estimulação precoce usa temáticas que auxiliam a família em diversos aspectos da vida social dessas crianças.

Esta semana, o tema trabalhado foi a alimentação. A ideia foi mostrar para as mães as formas de realizar a introdução de alimentos sólidos na alimentação, posicionamento adequado, como os alimentos são ofertados e como prevenir os engasgos.

A coordenadora do Credefipi Patrícia Cotrim explicou como funciona a dinâmica do grupo e os resultados esperados. “O grupo é voltado para as crianças com microcefalia e o objetivo é preparar esses cuidadores, pais e mães, para que usem as técnicas passadas nas consultas no conforto de suas casas. É importante que essas pessoas sejam coterapêutas na reabilitação dessa criança e repitam o que foi passado no Centro, visto que essas crianças só têm uma consulta por semana, então o ideal é que seja repetido em casa o que foi aprendido na consulta. O NASF também nos dá esse apoio indo às residências e conferindo se está havendo esse treinamento em casa. O grupo serve como um treinamento mesmo, para que haja um processo contínuo de reabilitação em casa”, pontuou Patrícia.

O grupo terapêutico é composto pela terapeuta ocupacional Leilane Oliveira, a fonoaudióloga Marta Santos e o fisioterapeuta Erivaldo Garrote. O grupo acontece semanalmente e tem o apoio das equipes do NASF para acompanhamento nas residências.