• Agricultura |
  • 22.09.21 - 02:05 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

I Festival da Banana acontece nesta quinta (23) em Palmeira dos Índios

A agricultura é uma das áreas que mais cresce em Palmeira dos Índios.  E, por entender a importância que ela tem para a região, o Governo Júlio Cezar investe em diversas ações que fomentam o trabalho do homem do campo e que geram emprego, renda e fortalecem e agricultura familiar. Por outro lado, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, também apoia os eventos agrícolas, a exemplo do I Festival da Banana, que acontecerá nesta quinta-feira (23), a partir das 13h, na Serra da Boa Vista, zona rural do município. O Festival é uma realização dos produtores rurais locais atendidos pelo Programa Agronordeste, em parceria com a RF/Agroservice e a Anater/MAPA/Senar.

Além disso, os pequenos e médios agricultores recebem do Senar um estímulo para alavancar a produtividade por meio dos cursos de Formação Profissional Rural. “O treinamento é uma extensão da ATeG do Senar e prestamos assistência a 30 famílias locais, com capacitações para as demandas no grupo. Aqui, encontramos o beneficiamento da banana e ofertamos cursos de informática e de fruticultura, voltados para  cultura da banana, com Formação Profissional Rural. E já estamos atendendo aqui em Palmeira, que tem um potencial muito forte para a fruticultura”, explicou a Técnica se Campo do Senar Rita Gouveia.

O evento contará com celebração religiosa, gincana, atração musical e comercialização de produtos derivados da banana. “Para nós é motivo de muita alegria saber que o Senar confirma o nosso potencial para a fruticultura. Por isso, estamos sempre incentivando o homem do campo, seja com os Programas Terra Arada, que faz a aração de terras de pequenos agricultores, e Estrada Boa,  que facilita o acesso do produtor à zonas rural e urbana, a distribuição de sementes, em parcerias com os governos estadual e federal, e também comprando os produtos alimentícios para a nossa merenda escolar, entre outras ações. Certamente, o Festival já é um sucesso e teremos outros pela frente. Parabenizo a todos pelo trabalho”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.