• Notícias |
  • 20.12.21 - 03:53 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTOS: NEI CORREIA/ASSESSORIA

IBGE se prepara para censo 2022 e busca parcerias nos municípios

Cerca de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados em 2022 pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. Esses dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que se prepara para mais um censo demográfico a ser realizado em todo o Brasil. Para isso, técnicos do IBGE estiveram nesta segunda-feira (20) em Palmeira dos Índios, reunidos com secretários municipais e lideranças locais para explicar o processo de coleta de dados que deverá alcançar áreas de difícil acesso.

O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada. Ainda durante a reunião, foi divulgado a plataforma Educa IBGE, onde oferece dados demográficos de todas as localidades do país, com uma linguagem e conteúdo simplificado e educativo, além de uma ferramenta disponível para ser usado em sala de aula.

A secretária municipal de Educação Renilda Pereira participou do encontro e se colocou à disposição para contribuir com os trabalhos. “Me coloco e coloco a Secretaria de Educação à disposição para o que for preciso. Conhecemos as comunidades, os locais mais distantes, daremos esse suporte, assim como sensibilizar a comunidade escolar acerca da importância de receber a visita do profissional”, afirmou Renilda.

Erik Lessa, coordenador de reuniões preparatórias para o Censo, falou da importância da parceria com o município. “Precisamos visitar 100% os domicílios. Já estamos há dois anos atrasados por conta da pandemia e até mesmo por falta de orçamento. Mas vamos fazer uma grande operação, as prefeituras são grandes parceiras e contamos com o apoio para que possamos chegar a toda a população” disse Erik Lessa.

Processo Seletivo

O IBGE abriu inscrições do Processo Seletivo para contratar 183.021 recenseadores que vão trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2022. São vagas de nível fundamental, distribuídas em 5.297 municípios do país. Em Palmeira dos Índios estão sendo ofertadas 69 vagas.
O início do Censo está marcado para acontecer entre junho e julho do próximo ano.

Mais informações no edital :