Inclusão Nordeste: primeira edição em Alagoas acontece em Palmeira dos Índios
Na manhã desta sexta-feira (8), a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizou a ação Inclusão Nordeste, que facilita o acesso ao BPC (Benefício de Prestação Continuada) para crianças e adolescentes neurodivergentes previamente convocados. O evento contou com a presença da prefeita Tia Júlia, da vice-prefeita Sheila Duarte, do deputado federal Paulão, do secretário de Assistência Josival Calixto, representantes do INSS e demais integrantes da gestão municipal.
A coordenadora do Inclusão Nordeste Bianca Agra destacou que a ação resulta da parceria entre o INSS e os municípios. Esta é a 12ª edição do programa e a primeira realizada em Alagoas. “Neste projeto, o requerimento do BPC para pessoas com deficiência recebe atendimento resolutivo. Hoje, cerca de 30 famílias foram beneficiadas com essa ação no município”, acrescentou.
O secretário de Assistência, Josival Calixto, afirmou: “Recebemos com muita satisfação e alegria o Inclusão Nordeste em Palmeira dos Índios. Essa é uma oportunidade valiosa para aproximar os serviços e garantir que mais pessoas tenham acesso aos seus direitos”, destacou.
O deputado federal Paulão ressaltou a importância da parceria. “O presidente Lula tem demonstrado sensibilidade com essa ação em defesa da vida, especialmente da criança na primeira infância. Por isso, está aqui hoje essa equipe do INSS, junto à Tia Júlia e Sheila, realizando esse belo trabalho”, explicou.
A prefeita Tia Júlia agradeceu e parabenizou os idealizadores da ação. “Estamos felizes por sermos a primeira cidade de Alagoas a realizar este projeto, que trará benefícios para as crianças do nosso município e proporcionará uma vida digna às famílias que tanto lutam por melhorias”, reforçou.
A equipe do INSS também informou que a agência de Palmeira dos Índios receberá dois novos peritos, medida que permitirá acelerar a análise dos processos, reduzir as filas de espera e garantir mais agilidade no atendimento à população que depende desses serviços.