• Justiça |
  • 08.05.19 - 01:24 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Cjus de Palmeira dos Índios foi inaugurado nesta quarta (8)

Cejus foi inaugurado nesta terça-feira, em Palmeira dos Índios (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) de Palmeira dos Índios foi inaugurado nesta quarta-feira (8), no Campus do Cesmac Sertão, o primeiro a ser implantado dentro de uma Universidade alagoana. O evento contou com as presenças do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) Tutmés Airan, do reitor do Cesmac João Sampaio Filho e do prefeito Júlio Cezar. O Cejus funcionará no Cesmac e contará com a atuação de estudantes de Direito. De acordo com o juiz José Miranda Santos Júnior, os alunos participarão da conciliação de processos da área da Fazenda Municipal. Alunos do 9º e do 10º períodos de Direito auxiliarão na obtenção de acordos de ações.

Em 21 junho de 2018, O TJ/AL, a Prefeitura de Palmeira dos Índios e o Cesmac assinaram um convênio para a instalação deste Centro Judiciário no município. O reitor do Cesmac João Sampaio Filho agradeceu ao prefeito Júlio Cezar, que foi aluno da instituição no curso de Jornalismo, e à parceria do TJ. “Em nome do Cesmac e da Fundação Jaime de Altavilla, agradecemos pela parceria do Tribunal de Justiça com a nossa instituição, que jamais nos negou nada, e ao ex-aluno da nossa instituição, e hoje prefeito de Palmeira dos Índios, prefeito Júlio Cezar. O Cesmac Sertão é um exemplo de sucesso, e hoje tem o Cejusc instalado. Me sinto agradecido a todos, pois este é um importante momento para nós. o trabalho será benéfico para os estudantes que buscam a prática do Direito e as atividades extracurriculares são fundamentais para a formação acadêmica”, afirmou.

O presidente do TL/AL Tutmés Airan também destacou o esforço do prefeito Júlio Cezar em colaborar para a efetivação dos Cejus na cidade. “Agradeço ao Cesmac, que tem sido parceiro forte nos processos de conciliação, e ao prefeito Júlio Cezar, que sempre foi um entusiasta e isso transforma os sonhos em projetos reais. O Centro foi concebido para enfrentar as demandas de massa, com grande número de judicialização de processos. Não adianta resolver os processos se não resolvermos os conflitos, pois tudo só se resolve conversando com as parte e, aí, a decisão será transformada em uma sentença de paz, pois somos todos construtores da paz. E isso nasce sob esse simbolismo. Estou muito feliz e agradeço a toda a equipe envolvida no projeto. Apesar de intenso, o trabalho é compensador e o caminho é esse, pois tudo nasce a partir das parcerias que foram feitas para construir essa rede tão importante”, reforçou Tutmés Airan.

O prefeito Júlio Cezar afirmou que o município possui, em média, 6 mil processos em tramitação envolvendo cobrança de IPTU e outras dívidas municipais. “Acredito que agora, com o Cejus, esses processos serão resolvidos mais rapidamente. Vamos chamar os credores e, junto do Poder Judiciário, negociar um valor que as pessoas possam pagar. O objetivo aqui é fazer com que o município receba e possa investir mais em políticas públicas que tragam benefícios para a população”, ressaltou o prefeito.

E continuou. “Estamos felizes, pois o Centro vai ajudar o poder público nas demandas que são inerentes ao município e, com as conciliações mediadas, um volume menor de processos tramitarão nas comarcas e facilitará o trabalho do Judiciário. O Cesmac já abriu muitas portas e também faz um trabalho social quando ajuda o filho do trabalhador, que muitas vezes não tem como pagar os estudos. Faço aqui um pedido ao Cesmac. Todo o terreno ao lado da instituição, que era do poder público, foi doado para a expansão da Universidade. Pedimos que tragam para cá o curso de Odontologia e, o de Medicina, que já está nos trâmites para ser implantado, pois vai beneficiar muito a nossa região. Investir na Educação sempre será a nossa prioridade”, finalizou o prefeito Júlio.