• Saúde |
  • 17.11.21 - 06:26 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria Fotos: Diego Wendric/Assessoria

Júlio Cezar e Alexandre Ayres inauguram CAD e entregam equipamentos para a UPA em Palmeira dos Índios

O prefeito Júlio Cezar e o secretário de Estado da Saúde Alexandre Ayres cumpriram agenda na manhã de hoje (17), em Palmeira dos Índios. Juntos, inauguraram o Centro de Atendimento ao Diabético (CAD), unidade de Saúde voltada para pacientes diabéticos e a primeira do estado.

Considerado um ambulatório, o CAD tem o objetivo de fortalecer as ações na rede de Saúde para identificar e classificar pacientes portadores da diabetes, bem como o acompanhamento multidisciplinar dos pacientes, permitindo melhor controle da doença e prevenção das complicações crônicas.

Em Palmeira, atualmente, estão cadastradas 3.414 pessoas com diabetes, sendo 340 pacientes que apresentam complicações (úlceras). O CAD de Palmeira dos Índios contará com endocrinologista, cirurgião geral para referência, oftalmologista, odontólogo, cirurgião vascular e nefrologista para referência, equipe de enfermagem e equipe multidisciplinar (nutricionista, educador físico e psicólogo).

O gestor estadual Alexandre Ayres falou da importância do CAD. “Este Centro tem uma relevância muito importante para a saúde pública, precisamos cuidar das pessoas, e essa iniciativa é de grande importância. Isso deve ser copiado pelos demais 101 municípios do estado, isso é pioneirismo. Estou apoiando essa iniciativa, pois quem ganha é o povo, é a população. Conto com o apoio do Júlio para avançar mais ainda na saúde pública de Alagoas. Estamos também entregando novos equipamentos para a UPA. O governador me pediu que eu viesse fazer essa entrega pessoalmente, e hoje estamos aqui cumprindo essa agenda”, disse o secretário.

O prefeito Júlio Cezar ressaltou a parceria com o governo estadual e a parceria para a abertura do CAD. “No momento mais crítico da saúde de Palmeira, o secretário Alexandre e o governador Renan Filho nos ajudaram, enviando equipamentos, medicamentos, e todo o suporte que precisamos. Vamos entregar o CAD, o primeiro do estado, estamos entregando mais equipamentos pra Upa, onde nossa Pediatria 24h é um modelo no estado. A diabetes é uma das doenças que mais mata, e por isso estamos abrindo essa porta 100% SUS para os pacientes diabéticos. O atendimento é referenciado, a demanda vem dos postos de saúde. Chegando aqui é que o paciente será encaminhado para outros serviços, caso seja necessário. É uma satisfação imensa estar entregando esse dispositivo, com uma equipe tão competente e imunizada”, frisou o prefeito.

O vice-prefeito Márcio Henrique falou do quanto Palmeira tem crescido e da necessidade do CAD para pacientes diabéticos. “O modelo de gestão daqui de Palmeira fez com que com nossa cidade retomasse o protagonismo da saúde nessa região. Nossos pacientes tinham que recorrer a capital, e só Deus sabe o que é estar com um paciente crônico nessas condições. Estamos retomando um lugar que Palmeira nunca deveria ter perdido. Agradecer primeiro a Deus e que Ele continue iluminando essa gestão, voltada para o bem estar do povo”, disse Márcio.

A endocrinologista do CAD Ariadne Barros falou da necessidade em humanizar o atendimento aos pacientes diabéticos. “O CAD é a realização de um grande sonho. Sempre pensamos em como melhorar a realidade desses pacientes. É uma doença silenciosa, que na maioria das vezes, mostra sinais agressivos e complicações. O paciente precisa ser bem acompanhado, e o CAD é um sonho sendo realizado. O paciente precisa ser acompanhado como um todo, com uma boa equipe multidisciplinar. Sendo bem orientado, isso dará uma grande diferença na sua vida e na de sua família. Aqui vamos receber nossos pacientes com carinho, amor e respeito”, frisou a médica.

Com a benção religiosa do padre Leandro Marques, o CAD foi entregue com a presença do vice-prefeito Márcio Henrique, o secretário municipal de Saúde Marcos Rêgo, o secretário adjunto Roberto Amaral, secretários municipais, equipe médica e técnica do CAD e da SMS e familiares de pacientes.

Após a solenidade de inauguração, o prefeito Júlio Cezar e o secretário Alexandre Ayres entregaram equipamentos novos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Foram entregues três camas hospitalares, um raio-X digital e mais alguns equipamentos auxiliares.

“A UPA de Palmeira dos Índios é uma das melhores unidades do estado. Somos a única UPA do estado que conta uma Pediatria 24h. Isso é planejamento. Com as parcerias certas, a gente chega longe. Parabéns à equipe da UPA, que sem dúvidas, é uma das melhores”, frisou o prefeito Júlio Cezar.