• Cultura |
  • 23.04.21 - 12:40 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Júlio Cezar e Rafael Brito visitam Cafurna e recebem projeto turístico da comunidade indígena

Prefeito Júlio Cezar, secretários Rafael Brito e Cléa Carvalho recebem projeto turístico da comunidade indígena (Fotos: Diego Wendric e Lucianna Araújo/Assessoria)

Apoiar e resgatar a cultura e o turismo de Palmeira dos Índios tem sido uma busca incansável do Governo Júlio Cezar. Por pensar assim, o prefeito convidou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo Rafael Brito para conhecer alguns pontos turísticos da cidade, como a antiga Estação Ferroviária, o Santuário Mãe do Amparo e o Cristo Redentor, na Serra do Goiti, e a Mata da Cafurna, habitada pelos índios Xucuru-Kariri. Acompanhados da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Cléa Carvalho, lá eles assistiram a uma apresentação do Toré, executada pelos indígenas, e o secretário Rafael conheceu a mata preservada pelos moradores da região.

Rafael Brito recebeu das mãos do cacique Cicinho, em nome de toda a comunidade, o projeto de um empreendimento turístico a ser construído na aldeia, para que os indígenas possam vender os produtos turísticos da aldeia como artesanato, gastronomia e apresentações culturais. “A Mata da Cafurna tem um microclima diferenciado, dentro de Alagoas, e pode desenvolver uma condição e um produto turístico atrativo para os nossos turistas. Alagoas não precisa mais de praias, porque elas Deus já nos deu. Agora, é importante que a gente faça outros polos de desenvolvimento do turismo, para os turistas que vêm de todas as partes do mundo. Por isso, é importante que a gente busque outras culturas, como museus, paisagens diferentes, como é o caso das serras de Palmeira e da Mata da Cafurna. E isso encontramos aqui, graças à iniciativa do prefeito Júlio Cezar”, disse o secretário.

O prefeito Júlio Cezar, que sempre perseverou e apostou no desenvolvimento turístico e cultural de Palmeira dos Índios, ficou feliz com a possibilidade de a Cafurna receber um empreendimento novo e que vai atrair a atenção de todo o mundo.  “Já recebemos turistas de várias partes do mundo, pois temos vocação para o turismo cultural e de aventura. Palmeira tem o clima perfeito para colocar uma pousada de charme ou um hotel fazenda e o estado é importante como parceiro, porque é procurado pelos grupos de investidores. Quem vem a Alagoas não quer conhecer somente praias, mas também a história do estado. E temos municípios com vocação para isso. E como disse o secretário, a ideia é descentralizar esses polos de desenvolvimento, principalmente para o turismo. Estamos muito felizes com essa possibilidade de a Cafurna ser reconhecida, de fato, como um grande polo de turismo cultural”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.