• Eventos |
  • 23.07.19 - 06:59 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Júlio Cezar profere palestra sobre Orçamento Público para alunos da Escola Estadual Graciliano Ramos

Prefeito Júlio Cezar e alunos da Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)

O prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar foi convidado pela direção da Escola Estadual Graciliano Ramos para proferir uma palestra nesta terça-feira (23) sobre Orçamento Público. O prefeito falou sobre “Orçamento Público” para estudantes das turmas de 3ºs anos dos cursos de Marting, Recursos Humanos e Informática da escola. O tema da palestra foi o mesmo a ser executado pelo projeto O Jovem Senador deste ano, que seleciona anualmente, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília.

O prefeito Júlio Cezar explicou como funciona o orçamento público no município, que é o instrumento de planejamento e execução das finanças públicas. “Quem nasce em Palmeira, por exemplo, já vê a dívida de mais de 100 milhões que o município possui, deixada por gestões anteriores. Graciliano Ramos, que governou a nossa cidade por dois anos, foi quem mais detalhou o orçamento público do município. Os relatórios feitos por ele foram tão bem escritos que deu origem à Lei de Responsabilidade Fiscal, que amarra o gestor para que ele não dê um passo maior que a perna. Este ano, já preciso dizer quanto o município vai gastar em 2020. Se eu gastar a mais, estarei dando as famosas pedaladas fiscais, o que é proibido por lei e isso não pode acontecer. Enquanto estou aqui, tem todo um sistema funcionando, 24h, que gera muitas despesas para o município. Por isso, todos os dias, a Contabilidade me diz o quanto devo gastar e quanto tem previsto para gastar”, destacou o prefeito.

Mas além de falar sobre o orçamento público do município, Júlio Cezar também aconselhou os jovens sobre a importância da Educação na vida de cada um e na perseverança para atingir o objetivo de uma vida tranquila e estabilizada profissionalmente. “Existe muita desigualdade e sabemos que apenas os melhores vencerão. Na época em que estudei não tinha tantos recursos como temos hoje, mas é preciso ter determinação, como eu tive. Aos 10 anos eu disse que seria prefeito desta cidade e conquistei o meu sonho. Da porta para fora a realidade é outra. Todos têm inteligência e capacidade para conquistar o que quiserem. E isso só pode ser alcançado a partir do conhecimento. Estudem, não neguem suas origens, tenham orgulho de seus pais e quando conquistarem o que querem nunca esqueçam deles, pois quem ajuda pai e mãe será muito bem recompensado”, afirmou o prefeito.

E continuou. “Aprendam a administrar suas crises pessoais. Não recuem e não desanimem. Se preparem para o futuro e sigam em frente.  Curtam a vida, os amigos, a família e estudem. Deixem as redes sociais um pouco de lado ou usem para o conhecimento. Esta geração é a que passará por grandes mudanças e quanto maior for o tempo que passarem na escola, maior será o rendimento de vocês. Só a escola poderá proporcionar tudo o que vocês quiseram, pois ninguém rouba de você o que você sabe, que é o conhecimento. A única chance que vocês têm para serem iguais, nesse mundo, e competirem com o filho do rico é por meio do estudo e na universidade. Eu consegui e cada um de vocês também conseguirá”, completou o prefeito Júlio Cezar.