Notícias

  • Eventos |
  • 23.07.19 - 06:59 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Júlio Cezar profere palestra sobre Orçamento Público para alunos da Escola Estadual Graciliano Ramos


Júlio Cezar profere palestra sobre Orçamento Público para alunos da Escola Estadual Graciliano Ramos

Prefeito Júlio Cezar e alunos da Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)

 

 

O prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar foi convidado pela direção da Escola Estadual Graciliano Ramos para proferir uma palestra nesta terça-feira (23) sobre Orçamento Público. O prefeito falou sobre “Orçamento Público” para estudantes das turmas de 3ºs anos dos cursos de Marting, Recursos Humanos e Informática da escola. O tema da palestra foi o mesmo a ser executado pelo projeto O Jovem Senador deste ano, que seleciona anualmente, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília.

 

O prefeito Júlio Cezar explicou como funciona o orçamento público no município, que é o instrumento de planejamento e execução das finanças públicas. “Quem nasce em Palmeira, por exemplo, já vê a dívida de mais de 100 milhões que o município possui, deixada por gestões anteriores. Graciliano Ramos, que governou a nossa cidade por dois anos, foi quem mais detalhou o orçamento público do município. Os relatórios feitos por ele foram tão bem escritos que deu origem à Lei de Responsabilidade Fiscal, que amarra o gestor para que ele não dê um passo maior que a perna. Este ano, já preciso dizer quanto o município vai gastar em 2020. Se eu gastar a mais, estarei dando as famosas pedaladas fiscais, o que é proibido por lei e isso não pode acontecer. Enquanto estou aqui, tem todo um sistema funcionando, 24h, que gera muitas despesas para o município. Por isso, todos os dias, a Contabilidade me diz o quanto devo gastar e quanto tem previsto para gastar”, destacou o prefeito.

 

Mas além de falar sobre o orçamento público do município, Júlio Cezar também aconselhou os jovens sobre a importância da Educação na vida de cada um e na perseverança para atingir o objetivo de uma vida tranquila e estabilizada profissionalmente. “Existe muita desigualdade e sabemos que apenas os melhores vencerão. Na época em que estudei não tinha tantos recursos como temos hoje, mas é preciso ter determinação, como eu tive. Aos 10 anos eu disse que seria prefeito desta cidade e conquistei o meu sonho. Da porta para fora a realidade é outra. Todos têm inteligência e capacidade para conquistar o que quiserem. E isso só pode ser alcançado a partir do conhecimento. Estudem, não neguem suas origens, tenham orgulho de seus pais e quando conquistarem o que querem nunca esqueçam deles, pois quem ajuda pai e mãe será muito bem recompensado”, afirmou o prefeito.

 

E continuou. “Aprendam a administrar suas crises pessoais. Não recuem e não desanimem. Se preparem para o futuro e sigam em frente.  Curtam a vida, os amigos, a família e estudem. Deixem as redes sociais um pouco de lado ou usem para o conhecimento. Esta geração é a que passará por grandes mudanças e quanto maior for o tempo que passarem na escola, maior será o rendimento de vocês. Só a escola poderá proporcionar tudo o que vocês quiseram, pois ninguém rouba de você o que você sabe, que é o conhecimento. A única chance que vocês têm para serem iguais, nesse mundo, e competirem com o filho do rico é por meio do estudo e na universidade. Eu consegui e cada um de vocês também conseguirá”, completou o prefeito Júlio Cezar.