• Segurança |
  • 14.04.23 - 03:38 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Júlio Cezar se reúne com órgãos e instituições municipais para anunciar medidas de segurança nas escolas da rede pública

O prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar lançou nesta sexta-feira (14) um pacote de ações para garantir mais segurança em todas as unidades de ensino do município. A ação faz parte da Lei do Programa de Segurança nas Escolas, aprovada na quarta-feira (12) pela Câmara de Vereadores, que tem como objetivo garantir a segurança de alunos e profissionais da Educação e, também, conter o Bullying no ambiente escolar. Entre as determinações anunciadas pelo prefeito estão a criação da Ronda Escolar Anjos da Guarda, que terá inicio já na segunda-feira (17).

A Ronda contará com apoio das polícias Civil e Militar, contará com viaturas e guarnições da Guarda Civil Municipal e ficarão à disposição das escolas durante todo o período letivo. Nas unidades maiores serão instaladas portas com detectores de metais. Cercas elétricas ou serpentinas, detectores de metal portáteis, rádios amadores e circuitos internos de videomonitoramento para restringir a entrada de pessoas não autorizadas nas escolas são outras iniciativas da prefeitura. O setor de Tecnologia da Informação do Governo Municipal trabalha no desenvolvimento do aplicativo Anjos da Guarda, que funcionará gratuitamente.

No aplicativo estará contido as forças de segurança do municípios Guarda Municipal, órgãos municipais, escolas, o Conselho Tutelar, Justiça e toda a rede de proteção e segurança nos estabelecimentos educacionais. “Parabenizo o prefeito Júlio pela iniciativa tomada. Já visitamos as escolas em que os diretores permitem o nosso acesso, dando instruções nas salas de aula. E quem quiser a nossa presença é só nos mandar um ofício. Hoje, visitamos o Santo Agostinho e estamos à disposição para o que as escolas e a prefeitura precisar”, garantiu o Major Talvane.

A Lei também torna obrigatório o serviço de segurança e vigilância armada, em algumas unidades, e os estabelecimentos instalarão detectores de metal. As instalações acontecerão gradativamente, em todas as escolas da cidade de Palmeira dos Índios. “Estamos vivendo uma mudança de valores e temos que pensar um conjunto. É uma honra ter o prefeito Júlio Cezar na administração da  nossa cidade e agradecemos o cuidado dele com as nossas crianças e profissionais. Ficamos estarrecidos com tudo o que aconteceu, mas a família precisa assumir o seu papel e não jogar a responsabilidade para o educadores. Na nossa escola já contamos com sistema de câmeras e segurança privada. Não podemos facilitar”, disse a diretora do Complexo Educacional Agostiniano Alcineide Nascimento.

O secretário municipal de Educação também destacou a importância da Lei para todas as escolas do município. “Passamos por um momento em que voltamos a nos preocupar com o que mais temos de precioso, que são as nossas crianças. Elas são o futuro do Brasil. Na rede municipal temos gestores preocupados e que têm um olhar de cuidado e carinho com os nossos alunos. E também temos o nosso gestor Júlio Cezar que tomou esta iniciativa. Com tudo o que aconteceu, temos nos planejado para fazer uma ação conjunta e resguardar a nossa rede de qualquer atentado contra as nossas escolas”, informou Cristiano Ramos.

O prefeito Júlio Cezar informou, ainda, que haverá segurança nos transportes escolares e uma campanha educativa para conscientar à população. “Também vamos colocar câmeras nas áreas onde têm escolas. A partir de segunda-feira o município tomará uma série de medidas, pois a Lei aprovada pela Câmara nos dá o direito de agir imediatamente. Isso vale para as escolas públicas, privadas e universidades. Com relação ao aplicativo, ele será de fácil utilização, para que as escolas acionem as forças de segurança, se houver necessidade. Um detalhe importante, é que as polícias só
entrarão nas escolas se houver necessidade. Não queremos causar pânico, mas sim evitar qualquer situação que coloquem em risco alunos e funcionários. Queremos as nossas crianças seguras e em sala de aula”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

A reunião aconteceu no auditório do Cesmac e contou com a presença de representantes de escolas, creches e universidades públicas e privadas, forças de segurança, OAB, Conselho Tutelar, igrejas, Câmara de Vereadores e a sociedade civil organizada do município.