• Notícias |
  • 23.12.19 - 06:01 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO

Júlio relembra infância difícil durante o III Simpósio da Educação e anuncia mais escolas de tempo integral

Júlio relembra infância difícil durante

O prefeito Júlio Cezar encerrou nesta segunda-feira (23), o ano letivo da rede municipal de ensino público, durante o III Simpósio de Avaliação Pedagógica de Educação.  No evento, Júlio Cezar lembrou a infância difícil que teve e destacou que implantará mais escolas de tempo integral em 2020 nas unidades escolares de Sidraque Nonato, em Boa Sorte, Ilton Muniz, em Vila Maria, José Sampaio, na Vila João XXIII, Marcela Sonnemans, no Alto do Cruzeiro, Nadir de Castro, em Vila Nova, e Oásis, na Cafurna. A estratégia do Governo Municipal é ampliar cada vez mais o número de escolas de tempo integral. Nos dois últimos anos, oito escolas da rede passaram a atender os alunos nos dois turnos e, até 202, mais oito passarão a funcionar neste modelo. O bispo Dom Manoel proferiu a bênção apostólica do evento.

Durante o Simpósio, foram apresentadas as metas para serem alcançadas no próximo ano, a exemplo da intensificação dos resultados da Provinha Palmeira, e melhores resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município. O anúncio da escolas premiadas e com melhores desempenho na Provinha Palmeira, uma estratégia do município para acompanhar o aprendizado e desenvolvimento do aluno, deixaram os profissionais com brilho nos olhos. Na modalide Ensino Fundamental, anos iniciais, deatacaram-se as escolas municipais Deputado José Sampaio, em terceiro lugar, Manoel Machado Ferro, em segundo lugar, e Oásis em primeiro. Na modalidade Ensino Fundamental anos finais, em terceiro lugar ficou a Vereador Elói Barbosa, em segundo a Antônio Barbosa Leite, e em primeiro lugar houve empate entre a Sidraque Nonato e a Mary Sampaio Caparica. Essas escolas receberão como prêmio o 14° salário para todos os funcionários.

O secretário Manassés destacou o apoio do prefeito Júlio Cezar e o quanto a Educação já avançou no município e foi respaldado pelos vereadores Cristiano Ramos, Pedrinho Gaia, Joelma Toledo e Dindor, e a presidente do Conselho Municipal de Educação Vanderlúcia Vieira, que destacaram o momento importante da Educação em Palmeira, pelas mudanças empreendidas nesse processo desde que o prefeito assumiu a gestão, em janeiro de 2017.

Ousadia para investir

De acordo com o prefeito Júlio, é uma ousadia para investir em escolas de tempo integral, por causa dos custos altos. “Somos corajosos, mas não podemos avaliar isso como gasto e sim investimento. Volto a dizer que a única chance que esses meninos têm é se dermos a eles uma escola de qualidade e deixá -los o dia todo na escola. Certamente, teremos menos jovens envolvidos com o tráfico, drogas e a criminalidade. Principalmente os que moram na periferia e estão mais expostos aos riscos. Com a escola de tempo integral teremos um resultado melhor lá na frente”, disse Júlio Cezar.

O prefeito destacou a Provinha Palmeira, a qualidade da merenda, o transporte escolar, agora integrado com o estado, a valorização do professor e a importância da meritocracia, como elementos essenciais em todo o processo de evolução do ensino público de Palmeira. “Foi uma manhã para começar a semana com o pé direito. Passei por muitas dificuldade para chegar onde cheguei. Tive uma infância pobre, sofri muito, mas sempre sonhei em um dia fazer uma faculdade e alcançar os meus objetivos. Sei que muita gente sonha em ter uma vida melhor, mas asseguro que a Educação é a porta para tudo isso. Por isso, investimos e desejamos uma educação de qualidade e com mais oportunidades para todos, com motivaçãoe valorização  profissional. Como disse o filósofo grego Protágoras, “Educai as crianças e não será possível punir os homens”. Essa é uma grande verdade e tentamos aplicá-la à nossa realidade”, finalizou o prefeito Júlio.

O evento aconteceu na casa de festas Candelabro e foi encerrado em clima de confraternização, ao som da Orquestra Municipal Graciliano Ramos.