• Saúde |
  • 12.03.21 - 02:48 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Laboratório Remi Maia recebe equipamento que realizará 86 testes por hora da Covid-19

O Laboratório municipal Remi Maia, em Palmeira dos Indios, agora conta com mais uma ferramenta para auxiliar na detecção do vírus da Covid-19. Um equipamento de quimioluminescência, adquirido com recurso próprios da prefeitura, que oferta cerca de 75 tipos de ensaios de homônimos e imunológicos, inclusive o de sorologia para o coronavírus, chegou ao lanoratório e tem capacidade de realizar 86 testes por hora.

Com elevada precisão, a Sorologia Anticorpos Totais,  combinados (IgM e IgG) para Covid-19, detecta anticorpos específicos para o SARS-CoV-2 por meio de método automatizado de alta performance. Por causa da alta especificidade com baixo risco de resultados falso-positivos, o teste tem sido amplamente utilizado em todo o mundo.

Além do equipamento, o município recebeu do Ministério da Saúde, por meio do Laboratório Central de Alagoas (Lacen), 1970 kits swabs e meios de transporte, para a realização de RT-PCR destinados a pacientes que apresentem sintomas de Síndrome Gripal, preferencialmente entre o terceiro e quarto dia da doença. “Esse prazo pode se estender até o décimo dia. O exame será coletado no Laboratório Municipal Remi Maia, mediante solicitação médica, e será encaminhado ao Lacen para análise. Além desses kits, o novo equipamento de quimioluminescência vai nos auxiliar a fazer mais testes na população e é mais uma forma de trabalharmos na identicação da Covid-19, de maneira mais prática e rápida”, disse a coordenadora do Laboratório Nilmara Lustosa.