• Água |
  • 18.02.21 - 06:19 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Mais Água Agricultor beneficia comunidade de Pau Sangue, em Palmeira

Um sonho de mais sete décadas foi realizado nesta quinta-feira (18) pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Defesa Civil e do Programa Mais Água Agricultor. A comunidade rural de Pau Sangue foi contemplada com um poço artesiano, que já beneficia 18 famílias de pequenos agricultores. O poço tem uma produção de 1000 litros por hora e também é capaz de realizar a irrigação da lavoura e da criação de peixes tilápia em tanques.

Moradora há mais de 70 anos da comunidade, Josefa Teixeira de Oliveira, de 78 anos, não esconde a felicidade em ver a água chegar à comunidade onde mora. “Tenho 78 anos e nunca pensei que fosse ver um poço desse aqui, bem pertinho das nossas casas. A gente tinha uma cacimba, mas ela já chegou a secar por um período de três anos. Agora, temos água à vontade, graças a Deus e ao prefeito Júlio Cezar, disse. O lider comunitário Antônio Belino reforçou a felicidade de dona Josefa. “Antigamente, as pessoas usavam água dos açudes, de péssima qualidade. Mas pedimos ao prefeito essa bomba para a comunidade e ele nos atendeu. Tudo que é feito aqui é para benefício do Pau Sangue e esta obra só foi feita por causa do prefeito, que teve boa vontade em trazer o poço artesiano para nós.  Estamos muito felizes”, completou.

O prefeito Júlio Cezar destacou que o poço artesiano vai minimizar os efeitos da estiagem em Pau Sangue e que outras comunidades também serão beneficiadas. “Este é um ato para ajudar o homem do campo, que sofre com a seca, e vamos entregar poços em outras comunidades rurais. A seca tem castigado muito o nosso povo da zona rural e, para minimizar os efeitos da estiagem, estamos intensificando as ações do
Programa Mais Água Agricultor. A comunidade Pau Sangue ganhou hoje seu sistema simplificado de abastecimento e, em seguida, será a vez do Candará, Boa Vista do Tomé, Riacho Santo, Gravatassu, entre outras, que também serão beneficiadas”, destacou.

E continuou. “Sabemos que a seca é um fenômeno que não acaba, mas podemos ajudar às comunidades rurais, que agora não estão mais sozinhas. Às vezes, parece que um problema não tem solução aos olhos de muita gente, mas que para o governo é viável. O verão castiga o rebanho e a agricultura e estamos aqui para dizer que a água é direito do povo e que este sonho se tornou realidade. Se isso não foi reconhecido antes, não vou criticar. Mas nós vamos fazer muito nesses quatro anos para valorizar as comunidades rurais e estar mais perto da nossa gente”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.