• Ações |
  • 16.12.19 - 06:00 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Mais Água Agricultor minimiza efeitos da seca na zona rural de Palmeira

A seca assola a zona rural de Palmeira dos Índios. A escassez de chuvas castiga o homem do campo, que vê quase nula a possibilidade de obter um ganho a mais e de ter fartura na mesa. A plantação padece e os sonhos quase ficam perdidos pois a água, que deveria ser acessível a todos, praticamente inexiste. Mas uma iniciativa do Governo Municipal tenta reduzir a falta dessa necessidade básica. Lançado no início deste mês, o Programa Mais Água Agricultor utiliza o mesmo critério do Exército e da Defesa Civil no abastecimento de cisternas comunitárias, por meio de caminhões pipa. E tem dado certo.

Na casa do agricultor Jarbas Soares, de 76 anos, onde ele vive com três filhos adultos, a realidade mudou, a partir do Programa. ” A chuva não vem e a seca que já dura o ano inteiro. Graças ao Programa Mais Água Agricultor recebemos o caminhão pipa e abastecemos a cisterna. Estamos esperando que chova, pois acho que esta é uma das piores secas que passamos. Vamos aguardar até março, para começarmos a plantar. É uma maneira de a gente sobreviver e de conseguir também vender os nossos produtos”, disse o agricultor.

O Mais Água Agricultor é coordenado pelo secretário municipal de Defesa Civil Flávio Emílio, que também se articula com o Exército e Defesa Civil Estadual para colocar em prática a distribuição de água por meio das operações pipas dos governos Federal e Estadual. “Estamos trabalhando para ajudar à população que tem pouco ou nenhum acesso à água. O Mais Água Agricultor foi idealizado pelo prefeito Júlio Cezar e tem ajudado centenas de família em todo o município”, garantiu o secretário.

Para o prefeito Júlio Cezar, levar água às comunidades mais distantes e que convivem com a seca é a principal meta do Programa. “Sabemos que é muito difícil combater a seca, mas trabalhamos para minimizar os seus efeitos. Não podemos deixar que as pessoas passem sede e que não tenham o mínimo para suprir as suas necessidades. Pedimos a Deus que chova nas regiões que mais precisam, mas enquanto isso não acontece, levamos água para quem não tem, por meio do Programa Mais Água Agricultor”, garantiu o prefeito Júlio Cezar.