Notícias

  • Educação |
  • 10.10.25 - 02:11 |
  • Por Anyelle Cavalcante/Assessoria Fotos: Helcinei Correia/ Anyelle Cavalcante/ Assessoria

Mais de 500 alunos com deficiência contam com salas de Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal para auxiliar aprendizagem


A Prefeitura de Palmeira dos Índios se destaca quando o assunto é a prestação de serviços de qualidade às crianças. E uma das maneiras de garantir o futuro dos pequenos palmeirenses é oferecer todo o suporte necessário para que o processo de aprendizagem ocorra de acordo com as necessidades de cada um.

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI, Lei nº 13.146/2015) – conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência – que é subsidiada pelo Decreto nº 7.611/2011, as escolas devem contar com salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e em Palmeira dos Índios esta diretriz é seguida não somente à risca, mas com todo o empenho.

Na rede municipal de ensino existem 34 salas AEEs, ou seja, que contam com recursos multifuncionais; a informação do Censo 2024 também informa que as escolas públicas municipais contam com 214 auxiliares de educação especial, bem como 40 professores especializados para atender 507 alunos pcds matriculados na rede municipal.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial do município de Palmeira dos Índios Maria Leny Pereira, “as AEEs visam assegurar que os estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação tenham acesso ao aprendizado em igualdade de condições”, disse.

Ainda de acordo com Leny, a distribuição das AEEs funicona da seguinte forma: 13 em escolas na zona urbana, 6 em Centros de Educação Infantil e 12 em unidades de ensino situadas na zona rural, além de outros 6 CEIs também nesta área. O município conta ainda com 133 profissionais auxiliares da Educação Especial. Ao todo, são 22 professores nas salas, 4 intérpretes de libras e 2 de braile.

Para Manoel Alves Pereira – que é funcionário público – o atendimento especializado oferecido na Escola Municipal Gerson Jatobá Leite fez toda a diferença na vida do filho, que hoje já concluiu os estudos, mas estudou na instituição até o 9º ano. “Ele sempre foi tratado com muito carinho e atenção por todos os funcionários. O meu filho se desenvolveu mais nesse período do que quando tínhamos matriculado ele em escolas privadas”, disse.

Conforme explicou a secretária municipal de Educação de Palmeira, o atendimento prestado nas salas visa garantir o maior compromisso do município para com as crianças: a potencialização do acesso à educação de qualidade. “As Salas de Atendimento Educacional Especializado são um espaço de inclusão, acolhimento e valorização das diferenças. Elas representam o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a garantia do direito de aprender de todas as crianças e jovens, respeitando as especificidades de cada estudante”, disse.