• Água |
  • 15.12.23 - 03:40 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Microsistema de abastecimento de água na Tabacaria é inaugurado e já beneficia 160 famílias

O prefeito Júlio Cezar e o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) Gino César inauguram nesta sexta-feira (15) o microsistema de abastecimento de água no Quilombo da Tabacaria. A obra, orçada em R$ 1,2 milhão, é uma iniciativa dos governos do estado e federal, com o apoio do município, e já beneficia 160 famílias, com 166 mil litros de água. O evento contou com a presença do prefeito Júlio Cezar, do secretário da Semarh Gino César, deputado federal Paulão, entre outras autoridades.

Dona Cícera Maria disse que toda a comunidade está feliz com este serviço. “Estou muito feliz porque hoje foi realizado um sonho que a gente esperava há muitos anos. Este sonho foi realizado. A água que a gente tinha não prestava nem para tomar banho. A gente passou muita sede, tomando a água salgada que ia buscar nas grotas, com aquelas vasilhas. Mas hoje chegou o Júlio Cezar com a equipe da água, pois ele quem fez tudo com a gente e colocou a nossa água. Muito obrigada. Deus abençoe vocês por esta felicidade”, destacou dona Maria.

A secretária de Estado da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania falou como era a Tabacaria antes da gestão do prefeito Júlio Cezar. “Estou por aqui há muito tempo e conheço cada quilombola como a palma da minha mão. A gestão anterior não se preocupava com a Tabacaria e aqui, antes, não tinha nada. Hoje tem água, habitação, estrada e iluminação. A parceria que eu tenho é com o prefeito Júlio Cezar”, afirmou Maria Silva.

O secretário Gino César explicou a necessidade de implantar os microsistemas para nas comunidades rurais. “Estamos trazendo uma ação muito importante do governo de Alagoas, que é o microsistema de abastecimento de água. É um projeto que a gente inicia com 30 mil litros, sendo três reservatórios de 10 mil litros. Cada casa recebe uma caixa de água de mil litros e a água vai com gravidade até as casas. É um investimento feito com recursos próprios, em mais uma ação aqui em Tabacaria. A parceria que a gente tem com o prefeito Júlio Cezar e com o deputado Paulão, que já colocou emenda aqui de recuperação e de construção de casas, é para beneficiar a comunidade e continuamos juntos neste processo”, afirmou o secretário.

O deputado federal Paulão lembrou que as casas dos moradores do quilombo foram inauguradas na primeira gestão do prefeito e uma nova luta será iniciada. “Quando o Júlio assumiu, junto com o Instituto Habitar, inauguramos as casas de alvenaria nesta comunidade. Agora, a nossa luta será para construir as que faltam e nós vamos conseguir”, garantiu Paulão.

O prefeito Júlio Cezar destacou a importância da obra para os quilombolas. “Entregamos hoje um sistema simplificado de abastecimento de água que garante água em todas as casas, e que vai minimizar muito o sofrimento e a busca por água, principalmente nesta época do ano. Estas políticas públicas transformaram e continuam transformando este quilombo, que é um lugar sagrado pela luta e pela liberdade. Do povo quilombola e de todos os nós dos governos municipal, estadual e federal, dedicamos a obra em memória de dona Dominícia Maria e ao seu Amaro Félix. Eles foram dois líderes guerreiro do povo quilombola na luta por suas conquistas, o direito à habitação, à iluminação, à água e na luta pela liberdade”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

A inauguração contou com a presença  secretários de Estado e do município, técnicos da Semarh, vereadores e a comunidade.