Notícias

  • Saúde |
  • 20.03.23 - 08:27 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Ministério da Saúde antecipa vacina bivalente Covid-19 para os demais grupos prioritários; todos podem tomar a vacina a partir desta terça (21)


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios informa que o Ministério da Saúde autorizou a antecipação da vacina bivalente, contra a Covid-19, para os demais grupos prioritários da Campanha de Vacinação. A partir desta terça-feira (21), além do grupo de gestantes e puérperas, iniciado nesta segunda-feira (20), as demais categorias já poderão ser imunizadas. A novidade, de acordo com a coordenação da Vacina Covid-19, é que apenas pessoas imunocomprometidas deverão apresentar laudo ou declaração médica indicando a vacina.

As vacinas bivalentes são recomendadas para pessoas com 12 anos ou mais e que se enquadrem nos grupos prioritários. O local de vacinação, em Palmeira dos Índios, acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Para tomar a dose da vacina é necessário apresentar documento com foto, cartão de vacinação Covid-19, cartão SUS e comprovante de residência.

O esquema vacinal para os grupos prioritários será para pessoas que apresentarem, pelo menos, o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes, ou seja, esquema básico completo. Pessoas não vacinadas ou com esquema básico incompleto devem iniciar ou completar esquema antes de receber o reforço com a vacina bivalente. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose (D2) do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes. Indivíduos que receberem a dose de reforço com vacina bivalente terão seu esquema de vacinação concluído.

Pessoas imunocomprometidas, que não iniciaram ou que não completaram o seu esquema básico com 03 doses da vacina Covid-19, estão aptas a receber uma dose da vacina bivalente após a segunda dose da vacina monovalente.

CONTRAINDICAÇÕE E PRECAUÇÕES
As contraindicações são para pessoas com hipersensibilidade ao princípio ativo ou qualquer dos excipientes da vacina e para os que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior da vacina.
Doenças febris agudas: recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
Pessoas com suspeita de Covid-19: orienta-se o adiamento para evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. Adiar até a recuperação clínica total e pelo menos 4 semanas após os sintomas.
Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas: o paciente deve ser vacinado estando com a doença controlada ou em remissão, como também em baixo grau de imunossupressão ou sem imunossupressão. A recomendação para vacinação deve ser feita por médico especialista.

Pacientes oncológicos, transplantados e demais imunocomprometidos: recomenda-se que a avaliação de risco X benefício e a decisão referente à vacinação seja realizada pelo paciente em conjunto com o médico assistente.

Confira as datas de vacinação e os grupos prioritários:

Fase 3, 4 e 5 – 21/03 a 17/04

Grupo prioritário:
Gestantes e puérperas;

Trabalhadores da Saúde;

Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos;

População privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, a partir de 12 anos;

Funcionários do sistema de privação de liberdade.