Museu Xucurus recebe alunos da rede municipal em comemoração a 21° Semana Nacional dos Museus
Cerca de 200 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas da rede municipal, participaram nesta terça-feira (16) de uma visita guiada ao patrimônio histórico no museu Xucurus. A ação foi uma parceria das secretarias municipais de Educação e de Cultura e teve como objetivo contar um pouco da história do município, desde a fundação até os dias atuais. Os alunos também puderam visualizar objetos que retratam diferentes momentos históricos do município.
A Semana Nacional de Museus: sustentabilidade e bem-estar, acontece anualmente em comemoração ao dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando diferentes instituições se mobilizam para desenvolverem uma programação especial em prol dessa data. Em Palmeira dos Índios, a programação segue até quarta-feira (17), no Museu Xucurus, com oficina de prevenção e conservação de acervo bibliográfico, inscrições via e-mail: [email protected]
O Museu Xucurus passou por obras de manutenção e está instalado no antigo prédio da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, fundada entre 1805 e 1879 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, associação religiosa de auxílio mútuo na qual, desde o período colonial, os membros a duras penas, se organizavam para comprar a alforria de escravizados.
Durante o episcopado de Dom Otávio Barbosa Aguiar e a administração do prefeito Minervo Fernandes Pimentel, a capela foi desativada canonicamente para fins religiosos e cedida para sediar o Museu, fundado em 1971 por Luiz B. Torres, Tenente Sinhô, além do primeiro bispo da Diocese de Palmeira dos Índios.
A visita ao museu foi acompanhada pelos técnicos da Semede e professores de cada escola. A mediadora pedagógica do Museu Mara Santos recebeu os alunos e explicou cada peça e a importância de se manter viva a história do município.
Para a secretária de Educação Renilda Pereira, a ação permite aos estudantes novas experiências de aprendizagem. “É importante que os estudantes experimentem todas as possibilidades de aprendizado que a cultura e a história de nossa cidade possam oferecer. Palmeira tem muita história e um acervo muito rico que retratam a nossa história, costumes e cultura”, explicou Renilda Pereira.