• Saúde |
  • 28.06.23 - 11:35 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Nota: esclarecimento sobre óbito infantil ocorrido em Palmeira dos Índios

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), presta esclarecimentos sobre o óbito de uma criança menor de 1 ano de idade, ocorrido nesta terça-feira, dia 27.

“Do fato: A criança foi recebida pela equipe plantonista, trazida pela mãe. No momento da admissão, foi constatado que a mesma estava em parada cardiorrespiratória, sem determinação do tempo que pode ter dado início à situação clínica. A equipe ainda realizou manobras de suporte avançado de vida em pediatria, porém sem sucesso.

Devido à criança já ter chegado na Unidade com ausência de sinais vitais, foi seguido o protocolo de envio do corpo para o IML, que emite a declaração com causa do óbito. Nestes casos, não é de competência da UPA a emissão de tal documento.

Reinteiramos que foi prestada toda assistência à criança e familiares, que receberam todos os esclarecimentos necessários quanto aos trâmites, bem como o seguimento dos protocolos clínicos, ressaltando ainda o acionamento da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Ao ser iniciada a assistência ao paciente em questão, foi verificado o conteúdo emético (vômito) em via aérea, levantando-se como hipótese que o paciente, supostamente, haveria se engasgado ou mesmo sofrido broncoaspiração. Em virtude das circunstâncias apresentadas, entre elas a idade do paciente e o fato do mesmo já ter sido admitido neste serviço em óbito, foi seguido todo o protocolo exigido para esta situação, tendo o mesmo sido encaminhado ao IML.

Assim sendo, é de utilidade pública que fique claro que em nenhum momento faltou assistência à saúde de forma adequada, sobretudo humanizada, no caso em questão. Em nenhum momento deixou de ser seguido os protocolos preconizados, nem houve erro de conduta por parte desta Unidade, uma vez que a causa do óbito se deu por causa externa, motivo pelo qual o paciente necessitou ser transferido para os órgãos competentes para que, dessa forma, a declaração de óbito fosse realizada da forma correta e idônea.

A UPA de Palmeira dos Índios reitera o seu compromisso com a assistência e sempre estará ao lado da população, 24 horas por dia, focada em oferecer um serviço humanizado, de qualidade, sem medir esforços para que isso aconteça. Esse é e sempre será o nosso papel”.