Outubro Rosa também contempla cuidados e prevenção com o Câncer do Colo do Útero
A campanha do Outubro Rosa de 2025 também contempla a prevenção e os cuidados com o Câncer do Colo do Útero, um tipo de câncer que se origina no inferior do útero e é causado, em sua maioria, pelo vírus HPV.
O HPV é a principal causa deste tipo de câncer. O vírus é transmitido por meio das relações sexuais sem prevenção. Tabagismo e o uso prolongado de contraceptivos orais também podem aumentar o risco da mulher desenvolver a doença.
Em Palmeira dos Índios, a Secretaria de Saude contabiliza 3.955 exames citopatológicos realizados em 2024. A citologia, ou o exame papanicolau, é o exame que reconhece lesões e auxilia na detecção da doença de forma rápida. O exame é simples, gratuito e está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município.
Outra forma de prevenção, além do papanicolau, é a vacina contra o HPV, disponível de forma gratuita pelo SUS. A SMS alerta, ainda, que tanto meninas, quanto meninos, de 9 aos 14 anos de idade, devem tomar a vacina.
Quando descoberto precocemente, o Câncer do Colo do Útero tem 100% de chances de cura. A prevenção ainda é o melhor remédio: relações sexuais com o uso de preservativo, a vacina contra o HPV e o exame preventivo, todos gratuitos e disponíveis pelos SUS.