• Saúde |
  • 06.04.19 - 01:09 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Palmeira comemora Dia Mundial da Saúde com ações em praça pública

O Dia Mundial da Saúde, comemorado neste domingo (7), tem como objetivo conscientizar e incentivar as pessoas a tomarem medidas protetivas e preventivas quanto à saúde. Este ano, no Brasil, o tema para a data é Imunização, uma forma de alerta para a volta de doença erradicadas no país, a exemplo do sarampo.
Já para a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o tema para a campanha do Dia Mundial da Saúde de 2019 foi “Saúde para todas e todos. Em todos os lugares”. Os organismos internacionais chamam a atenção para a importância da saúde universal – que significa garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer forma de preconceito e sem sofrerem dificuldades financeiras.
Como forma de comemorar a data, nesta segunda-feira (8), a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá promover uma tarde de serviços e atividades para a população. A comemoração estará concentrada na Praça da Independência, a partir das 15h.
A Atenção Básica e a Vigilância em Saúde irão realizar panfletagem sobre a dengue, entrega de hipoclorito, aplicação de vacinas, visitas de agentes comunitários de saúde (ACS) e de agentes comunitários de endemias (ACE) e verificação de pressão arterial. O setor de Saúde Bucal irá distribuir escovas e realizar orientações lúdicas com equipe odontológica. O NASF fará orientações e prevenções de lesões, aplicação de auriculoterapia, ginástica laboral, orientações sobre alimentação saudável e orientações sobre tabagismo. Às 16h30 haverá um super aulão de zumba, ofertado pela Academia da Saúde.