Notícias

  • Emancipação Política |
  • 20.08.25 - 08:39 |
  • Por Anyelle Cavalcante/Assessoria Fotos: Wendric Diego/Assessoria

Palmeira dos Índios celebra 136 Anos de Emancipação com desfile cívico


Nesta quarta-feira (20), o aniversário de 136 anos de emancipação política de Palmeira dos Índios foi celebrado em grande estilo no tradicional desfile cívico da cidade. O evento, que começou com a solenidade de hasteamento das bandeiras e aconteceu na Avenida Alagoas, contou com a participação de escolas das redes privada, municipal e estadual, além de organizações não governamentais, como a APAE e a Pestalozzi e ainda órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a Polícia Militar.

O evento – que foi prestigiado pela prefeita Tia Júlia, pela vice-prefeita Sheila Duarte e pelo secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais e ex-prefeito Júlio Cezar, durou praticamente todo o dia e foi marcado pela alegria dos participantes. As escolas apresentaram lindas coreografias protagonizadas pelos alunos e demonstraram criatividade. Já as organizações não governamentais destacaram-se pela sua importância social e pelo trabalho que desenvolvem na comunidade.

Em um momento lúdico, mas pensado em alusão ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher, a Guarda Municipal fez uma demonstração de como funciona a patrulha Maria da Penha. A apresentação mostrou a importância do trabalho da GM de Palmeira dos Índios na proteção e defesa dos direitos das mulheres.

Para Júlio Cezar, o desfile cívico é uma tradição importante na cidade que sempre merece notoriedade. “É uma honra prestigiar este momento junto aos conterrâneos. Palmeira é um lugar que só tem a comemorar. O desenvolvimento de nossa terra é cada vez mais notório, mas também somos um lugar conhecido por preservar suas tradições”, disse o ex-gestor municipal.

Já a prefeita Tia Júlia destacou a beleza da ação e reiterou o total compromisso da Administração Pública com a manutenção de atividades culturais tão importantes para a cultura palmeirense. “É muito importante cuidar e incentivar atividades como nosso desfile. É bonito de ver as gerações repetindo os passos de seus pais no passado e ao mesmo tempo caminhando para um futuro seguro e repleto de novas oportunidades”, disse.