• Educação |
  • 12.01.24 - 10:55 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA E WENDRIC DIEGO / ASSESSORIA

Palmeira dos Índios celebra conquista da Gestão Democrática na Educação Municipal com a posse de novos gestores

A democracia foi consolidada na rede educacional de Palmeira dos Índios. Após anos de luta por uma Educação mais participativa, o prefeito Júlio Cezar empossou nesta quinta-feira (11) os 22 novos diretores e vice-diretores eleitos por meio da Gestão Democrática. Os gestores atuarão nas escolas municipais no biênio 2024/2025, representando 24 unidades educacionais, entre Centros de Educação Infantil (CEI) e Escolas de ensino fundamental.

Fernanda Passos, gestora emocionada, expressou gratidão pelos desafios no processo da Gestão Democrática, reconhecendo a iniciativa do prefeito Júlio Cezar. Em uma tarde histórica, agradeceu a todos pela experiência vivida, destacando o dia da eleição como crucial. Fernanda manifestou o seu agradecimento à comunidade de Palmeira de Fora. A solenidade contou com a presença da comunidade escolar, familiares, lideranças comunitárias, secretários municipais e adjuntos, vereadores, e o gestor municipal.

A secretária de Educação Renilda Pereira, enfatizou a importância desse dia histórico. “Hoje é uma tarde verdadeiramente especial. Deus nos presenteou com um gestor que, ao olhar para a lei da gestão democrática, liderou uma luta que demandava habilidades de liderança e capacidade de gerir. Lembro do início, quando o senhor deu os primeiros passos em direção à efetivação, contando com o apoio do Sinteal. Depois, com a colaboração da Câmara de Vereadores, iniciou-se um sonho que se transformou na concretização de uma lei tão importante para a Educação. Agradeço por ter dedicado atenção e carinho a nossa rede. Aos diretores, saibam que, apesar das muitas lutas que teremos, estamos unidos e disponíveis para apoiá-los em tudo o que precisarem,” afirmou a secretária.

A incansável luta de Júlio Cezar por um processo eleitoral transparente e visionário assegurou o compromisso e a participação ativa da comunidade no processo educacional. “Ser diretor é desafio, é sacerdócio, é amor e coração. A gente precisava mostrar para Alagoas que Palmeira é uma cidade grande, de uma história bonita e que precisava ter uma gestão democrática. A gestão democrática é o avanço dos países desenvolvidos, o modelo de gestão do mundo inteiro. E a gente não podia estar naquele modelo antigo, em que a indicação era de um vereador, de um amigo. Hoje não, os diretores foram eleitos pela comunidade e devem satisfação aos pais. E os pais irão dizer que votaram na senhora. Isso nos fortalece, nos amadurece e tenho certeza de que iremos melhorar mais. Estou muito feliz. É um dia histórico para a Educação, a efetivação da Gestão Democrática,” disse o prefeito.

O prefeito ainda anunciou: “Nosso próximo encontro será no dia 30, quando pagaremos a premiação da provinha Palmeira. Marcaremos a entrega dos fardamentos e materiais escolares novos. E podem dizer às comunidades que hoje recebemos várias carretas de livros, várias carretas de fardamentos e uma carreta e meia só de tênis para calçar esses meninos e meninas. Um grande abraço e parabéns a todos,” finalizou Júlio Cézar.