• Notícias |
  • 27.07.21 - 05:35 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Palmeira dos Índios completa 248 anos de fundação

Lago do Goiti em 1930 e vista de da Serra do Goiti (Fotos antigas: Reprodução/Internet - Fotos atuais: Diego Wendric/Assessoria)

A cidade de Palmeira dos Índios é rica pelas belezas naturais, cultura e história. No dia 20 de agosto deste ano, os palmeirenses vão comemorar 132 anos de Emancipação Política da Princesa do Sertão. Mas dados históricos revelam que o documento mais antigo sobre Palmeira é a escritura lavrada no cartório do Povoamento de Santo Antônio de Garanhuns, no dia 27 de julho de 1.773, há 248 anos, data da fundação do local. Mas para chegar à categoria de cidade, Palmeira travou muitas batalhas.

Em 1835, o povoado foi elevado à categoria de Vila e se desvinculou do município de Anadia. Mas no ano de 1846, a Vila voltou à condição de Distrito, em consequência das lutas políticas entre famílias locais na região, que inviabilizaram o crescimento econômico do lugar. Só depois de sete anos Palmeira voltou a ser Vila, recuperou o desenvolvimento e foi elevada à cidade em 20 de agosto de 1889. “Com a ajuda do professor Cosme Rogério, relatamos que hoje é a data da fundação de Palmeira. Depois de muitas lutas, o município conseguiu se emancipar e hoje temos uma bela história, recheada de ricos detalhes. Agradecemos ao professor Cosme Rogério por nos ajudar a lembrar dessa data tão importante que é a fundação de Palmeira”, disse o prefeito Júlio Cezar.

E continuou. “No dia 20 de agosto, Palmeira vai completar 132 anos de Emancipação Política e daqui a dois anos serão 250 anos de sua fundação. Teremos muitos motivos para comemorar. A nossa terra é rica, tem história, cultura e um povo honesto, hospitaleiro e trabalhador. E vamos continuar o nosso trabalho, em busca de mais desenvolvimento para o município. Parabéns, linda e formosa Palmeira dos Índios, a nossa Princesa do Sertão, rumo aos seus 250 anos”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.