• Educação |
  • 26.10.23 - 08:43 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA/ASSESSORIA FOTO: CORTESIA

Palmeira dos Índios dá passo importante rumo à gestão democrática nas escolas

Nesta quinta-feira (26), foi realizado no auditório da Escola Dr. Gerson Jatobá Leite um evento que marca um avanço no cenário educacional do município. A formação das comissões responsáveis por conduzir o processo de eleição da gestão democrática nas escolas representou um passo importante.

As comissões, compostas por membros da equipe de cada escola, terão um papel fundamental na organização das eleições. Estas eleições têm como objetivo eleger gestores escolares por meio de um processo democrático. Para isso, a comissão central, composta por membros da Secretaria Municipal de Educação, representantes de pais, alunos, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (SINTEAL) e do Conselho Municipal de Educação, realizou a capacitação para garantir que o processo eleitoral seja transparente, justo e democrático.

No total, 22 escolas do município estão concorrendo para escolher seus gestores. A capacitação, organizada em dois turnos, permitiu que os representantes das escolas recebessem a formação necessária para conduzir o processo eleitoral de forma eficaz.
O avanço em direção à gestão democrática na Educação sempre foi uma luta da gestão do prefeito Júlio Cezar e, hoje, é um passo significativo para garantir a participação de todos os envolvidos no processo educacional e promover a transparência na administração das escolas.

A presidente da Comissão Eleitoral Central Elba Siqueira destacou a importância do processo de capacitação. “Para assegurar a lisura do processo e sua eficiência, e para que possamos alcançar os resultados esperados, a gestão democrática é um momento muito aguardado na rede educacional. As comissões responsáveis por organizar o processo eleitoral na escola precisam estar preparadas para desempenhar com dedicação e seriedade as suas funções nesse momento tão importante, inclusive histórico para o município. Esta é a primeira eleição democrática realizada em Palmeira dos Índios”, explicou Elba Siqueira.