• Cultura |
  • 03.05.22 - 04:26 |
  • Por ASSESSORIA

Palmeira dos Índios participará da 20ª Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus  (IBRAM), construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de programações em torno de um mesmo tema. As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 8, no link abaixo:

Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nesta data, os museus, profissionais e comunidades museais  são convidados a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com cada público e território, para fortalecer o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

A 20ª Semana Nacional de Museus traz o tema: O Poder dos Museus. “É de grande importância reconhecer o Poder dos Museus. Isso pode ser libertador. Os museus vêm se mostrando instituições capazes de se reinventar em momentos de crise, ao longo dos tempos históricos, ao qual podemos perceber seu poder de auxiliar as sociedades a se reconhecerem e transformarem as suas realidades. Se, por um lado, é possível falar no Poder dos Museus e seu caráter emancipador; por outro, é possível também reconhecer os Museus do Poder e seu caráter controlador e domesticador”, explicou o secretário municipal de Cultura Cássio Júnio.

E continuou. “O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. Portanto, este evento visa integralizar os museus municipais de Palmeira dos Índios no Programa Nacional de Museus, participando desta “20ª Semana Nacional dos Museus”, promovendo ações educativas, palestras, oficinas e minicursos, fomentando o conhecimento acerca do patrimônio cultural de Palmeira dos Índios, reconhecendo o poder de seus museus”, finalizou o secretário.