• Coronavírus |
  • 17.01.21 - 07:44 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Palmeira está pronta para vacinar contra a Covid; grupos prioritários serão imunizados imediatamente

Das vacinas produzidas para combater a Covid-19, foram aprovadas, de forma emergencial, a Coronavac e a vacina da Universidade de Oxford. Na conta pessoal do Twitter, o governador Renan Filho já sinalizou que o Ministério da Saúde ofertou vacinas para o Estado de Alagoas e que o imunizante já deve chegar nesta segunda-feira (18).

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já se mobiliza para a chegada da vacina no município, pois Palmeira centraliza a Rede Frios da 8ª Região da Saúde.

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização, são grupos prioritários: trabalhadores da Saúde; população idosa (60 anos ou mais); indígena aldeado em terras demarcadas, comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas; população em situação de rua; morbidades (Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave (difícil controle ou com lesão de órgão alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cérebro-vasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grau III); trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente severa; membros das forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema de privação de liberdade; trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga e população privada de liberdade terão prioridade na vacinação.

O prefeito Júlio Cezar comemorou a aprovação emergencial da vacina e já aguarda a chegada do medicamento. “Após quase um ano de tanto sofrimento, perdas e incertezas, tivemos na tarde de hoje essa grande e alegre notícia, que é a aprovação do uso da vacina Coronavac e também a de Oxford. Agora, é aguardar a determinação do Estado para alinhar como será essa logística”, pontuou Júlio Cezar.