Notícias

  • Saúde |
  • 19.01.22 - 12:10 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Palmeira inicia vacina Covid-19 para crianças nesta quinta (20)


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios iniciará a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos nesta quinta, dia 20.

Inicialmente, serão imunizadas as crianças com deficiência permanente e comorbidades. As comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde são: Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e pericardiopatias, Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas, Próteses e implantes cardíacos, Talassemia, Síndrome de Down, Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, Doença cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), Anemia falciforme, Obesidade mórbida, Cirrose hepática e HIV.

A documentação a ser apresentada é o CPF, cartão SUS, comprovante de residência e, caso os pais queiram apresentar, a caderneta de vacinas da criança. Além da documentação citada, é necessário comprovar a deficiência ou a comorbidade.

Comprovantes para deficiências permanentes: Laudo médico que indique a deficiência; Cartões de gratuidade no transporte público; Documento que indique se tratar de pessoa com deficiência; Documento comprobatório de vinculação a Centros de Reabilitação e/ou Unidades Especializadas no atendimento às pessoas com deficiência.

Comprovantes para comorbidades: Exames, relatórios médicos, receitas, prescriçoes médicas, diagnósticos ou documentos semelhantes   que comprovem que a criança possui uma das doenças ou condiçoes listadas.

A SMS reforça que o pai ou mãe que não puder acompanhar a criança deverá enviar pelo responsável um termo de responsabilidade que poderá ser retirado nos postos de saúde.

A vacinação contra a Covid-19 para esse público será de segunda a sexta, das 8h às 14h, na Escola Estadual Humberto Mendes. Para crianças acamadas, deficientes e da zona rural haverá uma equipe volante.