• Assistência Social |
  • 21.03.23 - 06:59 |
  • Por CLAUDIA VALERIA/ ASSESSORIA FOTO: HELCINEI CORREIA E WENDRIC DIEGO

Palmeira sedia I Encontro da Região Planalto da Borborema sobre a Politica Estadual de Assistência Social

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social(SEMAIDS), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), realizou na manhã desta terça-feira (21), em Palmeira dos Índios, o I Encontro da Região Planalto da Borborema sobre a Politica Estadual de Assistência Social. O evento aconteceu no auditório do Cesmac e teve como público alvo prefeitos, secretários municipais de Assistência Social e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O encontro contou com a participação de secretários municipais, do vice-governador Ronaldo Lessa, do prefeito Júlio Cezar e abrangeu os municípios da região do Planalto de Borborema: Belém; Cacimbinhas; Chã Preta; Estrela de Alagoas; Igaci; Major Isidoro; Mar Vermelho; Maribondo; Minador do Negrão; Palmeiras dos índios; Paulo Jacinto; Pindoba; Quebrangulo; Tanque d’Arca e Viçosa.

A secretária municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social Flávia Tavares deu boas-vindas aos participantes e falou da importância do momento. “Espero que este dia seja recheado de informações e troca de experiências. É um momento de reformulação do SUAS, de recomeçar, rever conceitos e formas de lidar com essa política desafiadora. Momentos como este devem despertar um novo olhar e revigorar as energias”, disse a secretaria.

Durante o evento, foram abordados temas como: O Território para o SUAS, Socialização do Levantamento de Demandas dos 102 municípios, realizado por meio do Google Forms; Conhecendo a Superintendência de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI, Atualização do Cadastro Único, Cofinanciamento Estadual Cras e Creas.

O vice governador Ronaldo Lessa motivou a troca de experiencias. “Aproveitem este momento. O alinhamento do governo Federal e Estado é riquíssimo. É o momento de saber quem faz o quê. Vamos aplicar o que está dando certo em cada município e trazer para o nosso. Não tem problema em aplicar o que está dando certo.
Estamos prontos para aplicar essas ações. Ajudar para que possamos fazer juntos essa transformação desse país”, destacou Ronaldo Lessa.

O prefeito Júlio Cezar parabenizou o trabalho dos profissionais da Assistência Social.
“Independente da gestão, o trabalho do assistente, cuidador e monitor continua.
Quando vocês chegam em uma casa é uma rede de atendimento que chega fazendo com que o estado alcance onde nunca chegou. É um trabalho que depende das secretarias, das politicas públicas presentes em nosso município e em tantos que estão aqui hoje neste encontro. Parabéns a todos vocês da Assistência que fazem esse brilhante trabalho”, disse o prefeito.