• Eventos |
  • 07.11.19 - 08:09 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Palmeira sedia I Jornada Itinerante de Formação e Aperfeiçoamento Intermunicipal

O município de Palmeira dos Índios sediou nesta quinta-feira (7), a I Jornada Itinerante de Formação e Aperfeiçoamento Intermunicipal. O evento foi realizado no Campus Ifal e destinado ao Grupo Regional VII de fiscalização do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), sob a relatoria da Conselheira Ana Raquel.

O Conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas Otávio Lessa, disse que o Tribunal tem cada vez mais necessidade de aproximar-se dos gestores. “Essa cultura tem mudado e entendemos que o Tribunal tem que estar próximo e ajudar os municípios e prefeitos a terem de seus servidores o melhor trabalho possível. O Tribunal não tem o menor prazer em penalizar nenhum gestor e queremos chegar ao fim do ano com o mínimo de problemas. A Escola de Contas deseja que os prefeitos se reúnam, vejam suas necessidades, entendam a legislação e também se aproximem de nós. A nossa finalidade é colaborar cada vez mais com a gestão pública de Alagoas e esse entendimento tem sido massificado. As portas do Tribunal e da Escola de Contas estão abertas e à disposição, a qualquer hora e a qualquer momento”, garantiu Otávio Lessa.

Para o prefeito Júlio Cezar, o TCE tem sido importante para ajudar os prefeitos na execução correta da gestão municipal. “Este não é mais o Tribunal da inquisição, que buscava punir e apontar erros, mas é o Tribunal que nos mostra como podemos acertar, ordenar despesas e assinar corretamente os processos. É um Tribunal que sai de Maceió, trazendo a Escola de Contas, para que os municípios contem suas experiências. Nem tudo que queremos é possível fazer e a lei está aí para mostrar que temos que fazer o que é correto. A Controladoria municipal também nos ajuda muito nisso, para que não tenhamos problemas no futuro. Temos dificuldades, a crise é sem precedentes e sem a ajuda do Tribunal de Contas seria ainda mais difícil. Esta troca de experiências é muito importante para nós”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.

Participaram da Jornada, representantes do TCE/AL, presidente da Associação dos Controladores José Cícero, prefeitos pertencentes ao grupo regional VII, controladores internos, contadores, profissionais da educação e servidores públicos dos municípios de Palmeira dos Índios, Batalha, Cacimbinhas, Craíbas, Girau do Ponciano, Igaci, Estrela de Alagoas, Jaramataia, Major Izidoro, Minador do Negrão e Traipú.