• Carnaval do Povo |
  • 13.02.21 - 01:03 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Pela primeira vez Carnaval do Povo não será realizado em Palmeira; relembre atrações da festa

Araketu foi uma das atrações do Carnaval do Povo em 2020 (Foto/ Arquivo: Lucianna Araújo/Assessoria)

O Carnaval é, sem dúvidas, a festa mais irreverente do Brasil e uma das mais esperadas pelos foliões que buscam alternativas de diversão nos quatro cantos do país, em busca das melhores atrações musicais como o frevo, marchinhas, axé e até mesmo outros ritmos. Em Alagoas não é diferente. Do litoral ao Sertão, o folião viaja para os locais mais agitados para comemorar os dias de folia com amigos e a família. Mas um vírus parou o mundo. Por causa da pandemia provocada pela Covid-19, o novo coronavírus, as tradicionais festas como o espetáculo da Paixão de Cristo, São João e Réveillon foram cancelados e, pela primeira vez, em cinco anos de gestão, a Prefeitura de Palmeira não realizará o tradicional Carnaval do Povo.

A festa momesca seria iniciada neste “Sábado de Zé Pereira”, dia 13 de fevereiro, com a abertura oficial do Carnaval, entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo e apresentação da Rainha do Carnaval aos foliões. Os últimos quatro anos de Carnaval do Governo do Povo mudou a história dos carnavais de Palmeira, que há anos estava esquecido. Com o resgate de todas as manifestações culturais, o Governo do Povo deu ares de alegria e autoestima à cidade, com apoio ao desfile de blocos de rua nas prévias carnavalescas, festas no QG da Folia e em clubes e implantou, a exemplo de grandes cidades, o Baile Municipal de Palmeira.

Nas últimas quatro edições do Carnaval do Povo, se apresentaram nomes como: Tchelo da Bahia, Johny Barababaz, Aprovados Elétrico, Belinha Lisboa, Jullinho Porradão, Johny Lopes (ex-vocalista do É o Tchan), Orquestra HD Folia, Supapo, Araketu, entre outros, além das matinés infantis e a ressaca de Carnaval dos Tabaqueiros. “A nossa vontade era estar junto da população, festejando a quinta edição do Carnaval do Povo, mas o momento agora é de cuidar das pessoas. Muita gente adoeceu e perdemos pessoas queridas para a Covid. Quando tudo isso passar, teremos de volta as nossas festas que resgatamos e que devolvemos o brilho que Palmeira havia perdido”, disse o prefeito Júlio Cezar.

E continuou. “Palmeira é uma cidade que respira cultura e o Carnaval, sem dúvidas, é uma das festas mais aguardadas por todos. Enquanto a pandemia existir, vamos aproveitar o momento para curtir a família e os amigos, mas sem aglomeração e tomando os cuidados necessários para conter o avanço da doença no município. Este também é um momento de reflexão, de agradecermos a Deus pela vida, de entendermos que tudo é determinado por Ele e que tudo tem um significado, por mais que não entendamos. Fiquem com Deus e tenham todos um bom descanso”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.