Notícias

  • Governo |
  • 04.01.21 - 06:23 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Pela primeira vez, indígena ocupa cargo de secretário em Palmeira


Pela primeira vez, indígena ocupa cargo de secretário em Palmeira

Prefeito Júlio nomeia Cássio Junio secretário municipal de Cultura (Fotos: Nei Correia/Assessoria)

 

 

O prefeito Júlio Cezar nomeou nesta segunda-feira (4) o historiador e antropólogo indígena Cássio Júnio Ferreira da Silva para a Secretaria Municipal de Cultura. Esta é a primeira vez que um índio ocupa um cargo de secretário no Governo Municipal e, também, em uma Secretaria de Cultura de Alagoas. Cássio Junio também é o secretário mais novo da atual gestão. Cássio também é o secretário mais novo do Governo do Povo. Ele tem 25 anos, é natural de Palmeira e pertence à tribo Xukuru-Kariri. A nomeação foi acompanhada pelo cacique Cicinho e parentes de Cássio.

 

Em breve, o governo anunciará a posse do novo secretário de Cultura do município. “O Cássio se preparou, estudou e eu sei que a mão de Deus o escolheu para ser secretário dos índios e de todos. Peço que ele apoie e também busque apoio do governo, quando precisar. Destaco que a riqueza de um povo é a cultura que ele produz. Em Palmeira, o índio é diferente, pois ele está aldeado e isso também atrai a atenção de muita gente. E o que temos a fazer é atrair a cultura popular e a de massa, apoiar grupos remanescentes como o maculelê, pastoril, reisado, enfim, unificar a cultura, divulgar e mostrar o trabalho da nossa terra”, disse o prefeito Júlio Cezar.

 

Histórico

 

Cássio Júnio Ferreira da Silva é indígena Xukuru-Kariri natural de Palmeira dos Índios. Tem 25 anos e atua como professor na rede estadual desde 2017. Na carreira acadêmica, cursou graduação em História pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), pós-graduação em nível de Especialização em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Entre os anos de 2017 e 2019, atuou como conselheiro municipal de Cultura, quando representou o povo Xukuru-Kariri.