Notícias

  • Programa Terra Arada |
  • 19.05.25 - 11:32 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTO: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Prefeita Tia Júlia autoriza edição 2025 do Programa Terra Arada em Palmeira dos Índios


Prefeita Tia Júlia autoriza edição 2025 do Programa Terra Arada em Palmeira dos Índios

Programa Terra Arada foi lançado em 2017 (Foto: Diego Wendric/Assessoria)

 

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Comunitário, dará início nesta quarta-feira (21), às 9h, à edição 2025 do Programa Terra Arada, iniciativa voltada à agricultura familiar. Criado em 2017 pelo então prefeito Júlio Cezar, o programa já contabiliza mais de 50 mil tarefas de terra aradas em benefício de pequenos agricultores do município.

Este ano, os tratores do programa começarão os trabalhos pela comunidade Uruçu e deve alcançar todas as 182 comunidades rurais de Palmeira. “A cada ano, batemos recorde de aração e levamos mais desenvolvimento para quem vive da terra. Este ano, com o apoio da prefeita Tia Júlia, está tudo pronto para atender todas as comunidades”, declarou o secretário municipal de Agricultura José Cícero.

A estratégia é iniciar os trabalhos pelas regiões serranas e de solo raso, para priorizar as áreas que precisam de preparação antecipada. Cada agricultor poderá solicitar entre uma e cinco tarefas de terra para aração, sem custo. O programa seguirá em execução até que todos os pedidos sejam atendidos.

A prefeita Tia Júlia destacou o impacto da ação no fortalecimento da agricultura local. “O nosso compromisso é levar os tratores para quem precisa. Em 2024, atingimos cerca de 5 mil tarefas de terra aradas. Este ano, a meta é superar 6 mil, garantindo que os nossos agricultores tenham uma produção forte e uma mesa farta no futuro”, afirmou.

O Programa Terra Arada é considerado uma das mais importantes políticas públicas para o campo em Palmeira dos Índios e seguirá como prioridade na gestão atual.