Notícias

  • Saneamento básico |
  • 03.07.25 - 02:07 |
  • Por Anyelle Cavalcante/Assessoria Fotos: Wendric Diego/Assessoria

Prefeita Tia Júlia fiscaliza obras de saneamento básico em Palmeira dos Índios e assegura cumprimento de determinação


A prefeita Tia Júlia realizou uma visita à Avenida Deputado Medeiros Neto, no bairro São Cristóvão, na manhã desta quinta-feira (3), para fiscalizar as obras de saneamento básico realizadas pela empresa Conasa Águas do Sertão. A gestora municipal determinou a suspensão temporária das obras em 30 de junho, até que as ruas que passaram por reforma fossem pavimentadas novamente.

Durante a visita, Tia Júlia conversou com o engenheiro Kamilo Reis, que responde pela Verde Água (empresa que presta serviços à Conasa Águas do Sertão) em Palmeira dos Índios. O profissional explicou que a empresa está trabalhando apenas na pavimentação dos trechos que já foram abertos e que está montando um cronograma para informar o planejamento de trabalho à prefeitura. “Podemos garantir que as obras executadas neste momento são apenas para pavimentar os trechos que já foram abertos e que temos um prazo determinado para que este serviço seja concluído”, disse.

O engenheiro também explicou o processo de execução das obras de saneamento básico, que inclui etapas como a demarcação dos dispositivos, o recorte do asfalto, a tubulação e a compactação dos buracos no solo. “Todo esse trabalho leva tempo para ser concluído e deve ser feito com o máximo de cautela, sempre com prévio estudo da localidade”, declarou.

Os secretários municipais de infraestrutura, Thiago Tavares, de Defesa Civil, Carlos Guruba, e de Planejamento, Gilmar Menino também acompanharam Tia Júlia, além do superintendente municipal de Transporte e Trânsito Dindor e do Comandante da Guarda Municipal Adriano Dantas. É importante ressaltar que toda a equipe da Administração Pública está engajada para garantir a celeridade da pavimentação. “Diariamente fiscalizamos os trechos em que a Conasa Águas do Sertão atua e neste momento nossa maior preocupação é assegurar o cumprimento do decreto; para isso, cobramos a elaboração de um cronograma da atuação destes profissionais”, disse Thiago Tavares.

Depois das demonstrações de insatisfação por parte da população – que relatou diversos transtornos – a prefeita Tia Júlia iniciou uma série de ações a fim de cobrar da empresa que o trabalho fosse executado dentro dos parâmetros de qualidade; estas iniciativas incluíram diversas reuniões com a empresa, a propositura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) à Conasa, a assinatura de um decreto que paralisou temporariamente as obras e até mesmo uma solicitação ao Conselho Regional de Engenharia de Alagoas (Crea-AL) para que vistoriasse o trabalho executado pela Conasa.

A visita da prefeita Tia Júlia demonstra o compromisso da administração municipal com a fiscalização e controle das obras públicas. “Neste momento nossa preocupação é esclarecer a população sobre todos os passos que estamos dando no sentido de solucionar estes transtornos. Acredito que meu dever é agir no interesse do povo e é isso o que tenho feito, garantindo que minha determinação está sendo cumprida”, disse a gestora municipal.