Prefeita Tia Júlia institui Política Municipal de Busca Ativa Escolar e assina ordens de serviço para a manutenção de creches municipais
Na manhã desta quinta-feira (24), a prefeita Tia Júlia assinou o termo que institui oficialmente a Política Municipal de Busca Ativa Escolar, uma importante estratégia para combater a evasão e garantir o direito à educação de crianças e adolescentes do município. Durante a solenidade, a gestora também assinou as ordens de serviço para as manutenções das creches municipais Maria do Carmo Sampaio e Caparica e Professora Jane Sampaio Calado Monteiro. A solenidade de assinatura dos documentos contou com a presença de secretários municipais, além de técnicos da Semede responsáveis pela Busca Ativa, que aproveitaram a ocasião para apresentar os êxitos alcançados pela iniciativa ainda este ano.
A coordenadora do programa em Palmeira dos Índios Auta Tânia falou sobre a importância de cada um dos colaboradores para o sucesso da ação. “Cada profissional que está aqui hoje se empenhou e bateu às portas das casas a fim de colocar as crianças nas escolas”.
A ação fortalece o compromisso da administração com a melhoria da infraestrutura das unidades de ensino infantil. A Política de Busca Ativa Escolar, em parceria com o UNICEF, tem como objetivo identificar, acolher e garantir o retorno à escola de estudantes que estão fora da sala de aula, por meio de ações articuladas entre Educação, Saúde, Assistência Social e conselhos tutelares.
A secretária municipal de Educação Renilda Pereira reforçou o papel da Busca Ativa Escolar como ferramenta de garantia de direitos. “A Busca Ativa não é apenas um projeto, é uma ação concreta de cuidado e responsabilidade com nossos estudantes. É dever do poder público garantir que todas as crianças estejam na escola, aprendendo e se desenvolvendo. Essa política fortalece nosso compromisso com a inclusão e com o futuro de Palmeira dos Índios”, afirmou a secretária.
Já a prefeita Tia Júlia destacou a importância da iniciativa.“ A Educação é prioridade na nossa gestão. Com a Busca Ativa, queremos garantir que nenhuma criança ou adolescente fique fora da escola. E com as ordens de serviço, reforçamos nosso compromisso com espaços seguros e acolhedores para nossas crianças desde a primeira infância”, afirmou a prefeita.