Notícias

  • Desenvolvimento Econômico |
  • 21.02.25 - 06:01 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Prefeita Tia Júlia visita Cooperativa que utiliza jabuticaba como matéria-prima na produção de bebida e alimentos


Fomentar o desenvolvimento econômico do município também é uma das prioridades na gestão da prefeita Tia Júlia. E, por pensar assim, ela visitou nesta sexta-feira (21) a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcam), localizada no Sítio Serra das Pias, na zona rural de Palmeira dos Índios.

Acompanhada da vice-prefeita Sheila Duarte e dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo Gilmar Torres e de Assistência Social Josival Calixto, a prefeita foi recepcionada pela diretora da Cooperativa Salete Barbosa.

Lá, todos os passos da produção de produtos derivados da jabuticaba foram mostrados ao grupo. “São muitos passos, desde à forma como lavamos as frutas até a fase de esterilização dos vidros onde os produtos são armazenados. Vendemos as nossas bebidas fermentadas para várias partes do Brasil e do mundo, mas queremos que os palmeirenses também nos conheçam. O nosso sonho é comprar a safra e gerar renda em Palmeira mesmo”, explicou Salete.

E se engana quem pensa que na Coopcam só é comercializado a bebida fermentada de jabuticaba, que pode ser doce ou seca. Também há a produção de Geleia Premium, feita 100% do fruto, geleia zero açúcar,
molho defumado (barbecue), compota em calda e molho com tomate cereja. Tudo de jabuticaba. “Ainda fazemos a cachaça aromatizado de caju, caju em calda, geleia picante de caju, com banana e de gengibre, além do mel de caju. No próximo ano será a vez da produção de cajuina”, acrescentou Salete Barbosa.

Para Sheila Duarte, apoiar a Cooperativa será mais um compromisso da gestão. “Vimos que elas precisam de incentivos, como os máquinários, para acelerar a produção e ser menos desgastante para quem trabalha. Junto com a prefeita Tia Júlia, vamos lutar por isso”, afirmou Sheila Duarte.

A prefeita Tia Júlia disse que a experiência na Cooperativa foi gratificante. “Esta visita trouxe muita experiência para a gente. Eu não  conhecia o tanto de produtos que podem ser feitos aqui, derivados da jabuticaba. É um trabalho muito difícil, mas de muito estudo, experiência, criatividade e amor. Nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso”, garantiu a prefeita Tia Júlia.