Prefeito assina Ordem de Serviço para construção do Galpão de Catadores, beneficiando centenas de pessoas
Na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito Júlio Cézar assinou a Ordem de Serviço para a construção do centro de triagem para os catadores de materiais recicláveis. A assinatura ocorreu na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Palmeira dos Índios-ACAPI e contou com a presença da comunidade, lideranças comunitárias, secretários municipais e vereadores.
Anna Luísa França , secretária de Meio Ambiente, lembrou os desafios enfrentados pelo grupo desde 2009, quando estavam no lixão, buscando oportunidades para sobreviver. Ela expressou seu desejo de que essas pessoas possam se sustentar por meio das vendas da associação, mostrando seu comprometimento em ajudá-los no que for possível.
A obra, que conta com R$ 120 mil, provenientes da prefeitura, emenda da vereadora Adelaide França e da bancada federal, tem previsão de entrega em 120 dias. A presidente da ACAPI, Aleide Conceição, agradeceu à prefeitura pelo apoio e incentivo a esse novo empreendimento.
O secretário de infraestrutura Tiago Diógenes detalhou o início das obras, destacando o planejamento com a empresa de engenharia A2. Ele mencionou a preparação da central de triagem, descrevendo as suas dimensões e infraestrutura para permitir que os catadores exerçam as suas atividades de maneira digna, ressaltando que a próxima etapa é marcar o galpão no terreno e iniciar as escavações.
Com a conclusão do galpão, centenas de famílias serão beneficiadas, com o cuidado e comprometimento da gestão municipal. “Não é de uma hora para outra que as coisas mudam e estamos caminhando para a coleta seletiva. Vamos avançando para apoiar vocês e quando estiverem mais organizados, vamos estruturar a coleta seletiva em todas as escolas. Seremos uma sociedade mais consciente, vamos avançar para os prédios da Saúde e toda a administração. Estamos prontos para mais uma virada do ano que nos espera e estamos conscientes daquilo que temos que fazer”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.