• Notícias |
  • 31.08.23 - 01:32 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA

Prefeito e secretária convocam a imprensa para esclarecer denúncias e comunicar medidas administrativas no Bolsa Família

Prefeito Júlio Cezar explica à imprensa denúncias sobre o Bolsa Família (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)

O prefeito Júlio Cezar, acompanhado da secretária municipal de Assistência Social Sheila Duarte, concedeu nesta quinta-feira (31) uma entrevista coletiva à imprensa de Palmeira dos Índios para esclarecer à população sobre as denúncias relacionadas ao programa Bolsa Família. Segundo as denúncias, candidatos à eleição do Conselho Tutelar do município utilizaram o programa de forma eleitoreira para obter vantagens no pleito, que será realizado em outubro deste ano. Representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, JÁ!, CRAS e do programa participaram da coletiva.

Um dos pontos abordados durante a entrevista foi a preocupação dos beneficiários. Muitos pensam que podem ser prejudicados durante as investigações deste processo. “Queremos tranquilizar à população. Quem está recebendo o Bolsa Família não será prejudicado e receberá normalmente. Mas foram denúncias graves, a exemplo de que, em uma mesma casa, um casal recebe o benefício e isso não pode acontecer. Portanto, os contratos dos últimos trinta dias serão averiguados”, explicou o prefeito.

E continuou. “Vale lembrar sobre quem define os critérios que qualificam uma pessoa para ter acesso ao benefício do Bolsa Família, que é o Governo Federal. É de lá que vem a aprovação e nenhum de nós tem como aprová-lo. Mas estão usando isso para fins eleitoreiros e, quando as pessoas são aprovadas, pensam que foi determinada pessoa quem facilitou. E isso não é verdade” , disse Júlio Cezar.

Quando perguntado sobre as medidas que serão adotadas, no caso de comprovação de favorecimento do acesso ao programa, o prefeito foi enfático. “A Justiça vai apurar. Já pedimos ajuda ao Ministério Público e teremos uma reunião para pedir este apoio. Inclusive, vamos solicitar que o pleito de outubro seja revisto e os culpados afastados da eleição e, também, os entrevistadores que trabalham no programa. A função de um conselheiro tutelar é cuidar de crianças, mas estão tratando a eleição como se fosse um cargo de vereador, prefeito ou presidente”, ressaltou o prefeito.