• Ações |
  • 16.02.24 - 05:43 |
  • Por CLÁUDIA VALÉRIA E WENDRIC DIEGO/ASSESSORIA

Prefeito e secretária de Educação Júlia da Silva se reúnem com lideranças indígenas para ouvir reivindicações

Na manhã desta sexta-feira (16) o prefeito Júlio Cezar, juntamente com a secretária de Educação Júlia da Silva, esteve na Aldeia Coité, em Palmeira dos Índios, para se reunir com lideranças indígenas e ouvir as suas reivindicações. Durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas à educação indígena, infraestrutura na aldeia, saúde e outras demandas da comunidade. Também estiveram presentes no encontro lideranças indígenas, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a equipe do governo e secretários municipais.

Na ocasião, a entrega de uma ambulância nova, que estará disponível para as comunidades, foi acompanhada pelo agradecimento do Cacique Selmo ao prefeito por ouvir as necessidades das 12 aldeias indígenas. Ele destacou a importância deste momento, ressaltando que Júlio Cezar foi o único prefeito a proporcionar acesso para o diálogo com a comunidade indígena. O cacique expressou a sua gratidão, agradecendo ao prefeito pela ambulância recebida.

Cada liderança indígena apresentou as suas necessidades e foi ouvida pelo prefeito e secretários. O Pajé Celso, uma liderança significativa em todo o país, agradeceu a presença do prefeito Júlio Cezar, tia Júlia e todos os secretários, destacando o momento como próprio para discutir a política indígena, soluções e melhorias.

A secretária de Educação Júlia da Silva expressou a alegria em participar da reunião e aproveitou para solicitar melhorias para a Educação local. “Sinto uma satisfação imensa por estar presente neste momento em que a prefeitura resolveu um problema ao entregar esta ambulância. Como secretária, reforço que o lugar das crianças é na escola. Quero formalizar um pedido em nome deste povo, solicitando a construção de uma creche para esta região. Contamos com transporte, merenda de qualidade, kit escolar, tênis, meia e fardamentos. Queremos ver estas crianças na escola e graduadas. Esta é a nossa preocupação e tenho certeza de que o prefeito ouvirá”, afirmou a secretária de Educação Júlia da Silva.

O prefeito Júlio Cezar reafirmou o compromisso com a comunidade indígena em fortalecer a parceria entre a administração municipal e as comunidades indígenas. “Ao assumir a gestão, a área da Saúde necessitava de ambulâncias de municípios vizinhos mas, agora, com o programa Ambulância 24 horas, a realidade mudou. Antes, as crianças tinham que estudar em Bom Conselho para ter acesso à Educação mas, hoje, esta realidade é totalmente diferente. Quero anunciar que, em 20 dias, darei a primeira Ordem de Serviço para a construção de uma creche, licitada e em área plana. A creche atenderá várias comunidades e vocês serão os funcionários. Eu asseguro, o que tiver em políticas públicas, trarei para estas comunidades indígenas”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.