Prefeito e secretário de Estado fazem levantamento técnico em áreas que sofrem com a estiagem
O prefeito Júlio Cezar recebeu nesta segunda-feira (27), em Palmeira dos Índios, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) Gino César. Acompanhados de secretários municipais e de técnicos da Secretaria, eles percorreram as comunidades rurais do Cafundó, quilombo da Tabacaria, Aldeia Monte Alegre, Amaro, Barragem do Bálsamo. O objetivo da visita foi fazer uma inspeção técnica em algumas regiões que sofrem durante o período da estiagem e, no final, o município e o estado realizarão um levantamento das principais necessidades de cada localidade para a reativação de serviços como a implantação de poços artesianos e dessalinizadores, recuperação poços e de nascentes, acompanhamento técnico nas barragens, entre outras ações.
O secretário Gino César destacou a importância da visita às comunidades da zona rural palmeirense. “A demanda em Palmeira é grande mas tem referência, principalmente nas comunidades indígenas e quilombola. Assumi com o prefeito Júlio, que é um dos mais atuantes de Alagoas, que neste final de ano vamos organizar tudo para em janeiro retomar as perfurações de poços, implantar os dessalinizadores, recuperar as nascentes e tudo o que for preciso, como o governador Paulo Dantas autorizou”, destacou Gino César.
E continuou. “O Júlio tem o compromisso de transformação e investimento social e, quando chega para nos pedir, ele já sabe o que quer e fica muito mais fácil atender e encontrar um direcionamento para Palmeira dos Índios. A nossa vinda ao município é para retomar as atividades e ações que a Secretaria tem, em várias áreas, inclusive na área da Educação e Defesa Civil, e o que precisar da nossa Secretaria, em todas as nossas ações, estamos à disposição”, garantiu o secretário de Estado da Semarh.
O prefeito Júlio Cezar ressaltou que a parceria entre o município e o estado refletem na soma das boas ações para os que mais precisam. “No verão, quando a chuva é mais escassa e o sol é forte, a zona rural e o homem do campo sofrem muito. Por isso, somamos forças e esforços com a Semarh e o Governo do Estado para avaliarmos as regiões que precisam, emergencialmente, dos nossos cuidados. Sabemos que toda a zona rural sofre muito nesta época do ano, mas existem algumas áreas onde a situação é ainda mais crítica e vamos chegar onde for preciso. Agradeço ao governador Paulo Dantas, ao secretário Gino e toda a equipe da Semarh pela atenção dada a Palmeira. As boas parcerias ajudam a aliviar o sofrimento dos que mais precisam”, reforçou o prefeito Júlio Cezar.
O encontro também foi acompanhado por vereadores, lideranças comunitárias e moradores das comunidades visitadas.