• Saúde |
  • 12.10.21 - 04:20 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria Fotos: Diego Wendric/Assessoria

Prefeito Júlio Cezar, Alexandre Ayres e Marx Beltrão entregam Pediatria 24h em Palmeira

O prefeito Júlio Cezar entregou na manhã de hoje (12), a ala pediátrica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios. A unidade funcionará 24h e assistirá o município, bem como toda a 8ª Região de Saúde. A solenidade contou com a benção do padre Lázaro e discurso de autoridades do estado e do município.

O vice-prefeito Márcio Henrique relembrou os desafios encontrados pela gestão e a situação em que a Upa foi encontrada. “Lá em 2017, quando assumimos a prefeitura, encontramos uma Upa fechada, com pouquíssimos leitos pediátricos e a desculpa era de que não havia dinheiro para o seu devido funcionamento. Mas havia dinheiro sim. E reabrimos esta unidade de Saúde, que hoje é administrada pela prefeitura. A saúde de muitos palmeirenses depende deste dispositivo, 100% SUS”, frisou Márcio Henrique.

Padrinho da Pediatria 24h e secretário de Estado da Saúde Alexandre Ayres falou da alegria em estar entregando mais um dispositivo de Saúde tão importante para o município. “Essa Pediatria 24h preenche um vazio assistencial que vem de tempos. O Júlio teve essa visão de abrir a ala pediátrica aqui na Upa, e o Governo do Estado abraçou a ideia, pois sabemos o quanto é difícil ver um filho doente e não ter a mínima assistência. O governo tem apoiado a gestão Júlio Cezar e, ao investir aqui na Upa, a partir de um pedido do Júlio, iremos financiar o funcionamento de mais esse dispositivo. Com essa Pediatria iremos salvar a vida de muitas crianças”, disse o secretário.

O prefeito Júlio Cezar exaltou o empenho do secretário de Estado junto ao município e falou da importância da pediatria. “O secretário Alexandre é um parceiro presente, sempre ajudando o município. Para termos essa pediatria, discutimos com a Sesau, com o governador Renan Filho, com o deputado federal Marx Beltrão, porque precisamos de mais recurso para abrir uma porta dessa. As mães que não têm plano de saúde, nem condições de pagar por uma consulta particular, terão agora a Pediatria 24h da Upa. São quase 3 milhões a mais injetados aqui, anualmente. O Marx me levou ao Ministério da Saúde, onde pude expor esse novo papel que a Upa de Palmeira agora assume. O Ministério foi muito sensível e o Estado se comprometeu em fazer o financiamento. A pediatria está muito lúdica, toda no universo e imaginário da criança, pois foi tudo feito sob os pilares do programa Criança Alagoana, o Cria, e agradecemos à primeira dama Renata Calheiros, que nos presenteou com esse trabalho, enviando sua equipe aqui e nos auxiliando. A população é quem ganha com isso tudo”, frisou Júlio.

Após a inauguração, a Pediatria 24h já estava em pleno funcionamento para receber os pequenos palmeirenses e seus familiares. Estiveram presentes o deputado federal Marx Beltrão, o secretário de estado da Saúde Alexandre Ayres, o vice-prefeito Márcio Henrique, secretário municipal de Saúde Marcos Rêgo, secretários municipais, além do corpo médico e técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Upa.