Prefeito Júlio Cezar debate experiência exitosa do encerramento dos lixões em Alagoas
Destacar a experiência exitosa de Alagoas no encerramento dos lixões do estado foi o tema exposto em um painel pelo prefeito Júlio Cezar, nesta quarta-feira (10), durante a Marcha Nacional dos Prefeitos, que teve início ontem (9) e será encerrado na sexta-feira (12), em Brasília. O evento aconteceu em uma das salas temáticas da Marcha e reuniu prefeitos de várias partes do Brasil. Júlio Cezar foi indicado para representar a Associação dos Municípios Alagoanos, entidade da qual faz parte com um dos cargos de direção.
O debate foi dividido com o prefeito de Craíbas e presidente do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste) Ediel Leite. “Eu e o Ediel Leite debatemos o tema com promotores de Justiça da Paraíba e cerca de 60 prefeitos paraibanos que estiveram presentes ao evento. Mostramos a experiência de Alagoas, o trabalho que conseguimos realizar tendo a AMA, IMA, Semarh e o Ministério Público à frente. Também discutimos a importância da adesão dos prefeitos aos consórcios”, explicou o prefeito Júlio.
E continuou. “Também defendi, junto com o prefeito Ediel, uma política estadual e nacional de apoio e financiamento, junto aos municípios, que estão sofrendo com as despesas de custos com o transporte do lixo. A grande vitória de Alagoas foi ter encerrado seus lixões e fomos bastante elogiados por isso. Agradeço a parceria com o Ministério Público, em nome do dr. Alfredo Gaspar de Mendonça, que esteve à frente de todo esse processo, e do presidente da AMA, Hugo Wanderley, que nos indicou para representar o estado neste painel. Ainda estamos caminhando para a implantação das cooperativas de catadores, a coleta seletiva e as estações de transbordo. Mas com relação a Palmeira dos Índios, e outros municípios de Alagoas, deixamos claro que o lixo produzido tem destinação correta, que são os aterros sanitários”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.