• Saúde |
  • 19.10.22 - 02:55 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria Fotos: Diego Wendric/Assessoria

Prefeito Júlio Cezar e secretário de Estado Gustavo Pontes entregam UTI móvel em Palmeira

Nesta quarta-feira (19), o prefeito Júlio Cezar inaugurou a nova Base Descentralizada SAMU Palmeira dos Índios. Na oportunidade, também houve a entrega da primeira UTI móvel do SAMU para o município. Palmeira agora conta com duas ambulâncias: uma de suporte básico e uma de suporte avançado. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado da Saúde Gustavo Pontes, do coordenador regional SAMU Arapiraca Neurício Costa e gestores da Saúde da 8ª Região.

A coordenadora da Base Descentralizada em Palmeira Carla Barbosa agradeceu aos gestores pela entrega da sede e da USA. “Quero registrar minha felicidade em estar fazendo parte deste serviço e hoje, um dia muito importante para o nosso município, a entrega da nossa tão sonhada base e da USA. Agradeço o empenho do nosso secretário Jânio e nossa diretora Alba por cada detalhe colocado aqui. Isso aqui é muito importante para a nossa população. É uma honra e uma satisfação enorme estar fazendo parte desse momento. Agradeço também ao trabalho do prefeito Júlio Cezar, que tem trazido tantos serviços para a nossa região”, disse Carla.

O secretário municipal de Saúde Jânio Marques ressaltou o trabalho da gestão municipal com a Saúde Pública. “Talvez, as pessoas não saibam da importância do dia de hoje para Palmeira dos Índios. A inauguração de uma base para o SAMU e a entrega de uma unidade de UTI móvel é um presente para a população. Fica aqui todo o nosso agradecimento ao Governo do Estado, que nos atendeu prontamente e tivemos retorno positivo. Agradeço ao secretário Gustavo Pontes e ao nosso secretário Tiago Diogenes, que tanto se empenhou na construção desse projeto. Na próxima semana temos diversas obras a serem entregues na área da Saúde, e isso é tudo um grande presente para Palmeira”, disse Jânio.

O secretário de Estado da Saúde Gustavo Pontes falou da importância da excelência no atendimento pré-hospitalar e do empenho do prefeito Júlio Cezar na aquisição da USA. “O atendimento pré-hospitalar é vital para que se tenha um bom resultado no socorro das vítimas. A pegar aquele doente e levá-lo até o hospital, isso aumenta as chances daquela pessoa e diminui as sequelas. Isso aqui sempre foi uma reinvindicação do prefeito Júlio e prontamente nós atendemos, sabendo da importância que é uma unidade avançada descentralizada aqui em Palmeira dos Índios. Júlio cobrou isso incansavelmente , e assim que pudemos, demos essa resposta positiva. Mas ele foi o grande idealizador e o grande responsável por isso tudo aqui. A estrutura física que foi feita aqui é maravilhosa e vai servir de modelo para todo o Estado”, pontuou Pontes.

O prefeito Júlio Cezar agradeceu a parceria com o Governo do Estado em sempre atender às solicitações da gestão. “Quero aqui agradecer ao Governo do Estado, ao secretário de Estado da Saúde Gustavo Pontes, toda a equipe do SAMU, em especial a equipe da 2ª Macro, a todo o momento nos orientando e servindo a Palmeira nas horas mais difíceis. Nunca ligamos para ficar sem retorno da Base de Arapiraca. Agradecer a toda a equipe da Secretaria de Saúde de Palmeira por esse esforço junto ao Governo do Estado. Em Alagoas temos USA em Maceió, em Arapiraca e, agora, em Palmeira, para ajudar, principalmente, o paciente grave, que precisa de um suporte avançado. Quero muito agradecer a essa parceria com o Governo do Estado, especialmente com a SESAU, e ampliar o SAMU com esse serviço é a garantia de salvar mais vidas e dar a oportunidade a pacientes que precisam de transferência para uma unidade de atendimento avançado no âmbito hospitalar. É um dia de comemorar, de agradecer”, finalizou Júlio Cezar

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atua no município há 13 anos com uma Unidade de Suporte Básico (USB), composta por 14 técnicos de Enfermagem e 07 condutores socorristas. Agora, o SAMU contará com uma nova ambulância, tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), que será composta por 06 enfermeiros, 06 médicos e 06 condutores socorristas.

Também estiveram presentes representantes da Polícia Militar, secretários municipais, equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, amigos e familiares da equipe médica e técnica do SAMU.