• Saúde |
  • 19.06.20 - 04:37 |
  • Por Kelly Marques/Assessoria

Prefeito Júlio Cezar entrega dois importantes serviços na área da saúde

O prefeito Júlio Cezar e o secretário municipal de Saúde Diorgenes Costa entregaram na manhã de hoje, sexta (19), dois importantes serviços na área da Saúde para a população palmeirense. Foram entregues o serviço de telemedicina e o castramóvel.

A telemedicina funcionará em quatro unidades básicas de saúde: São Cristóvão I, Centro, São Francisco e Vila João XXIII. O objetivo é otimizar o atendimento médico em unidades em que o médico está afastado devido à pandemia da Covid-19. A forma de funcionamento será simples: o paciente ficará em uma sala da UBS, munido de um tablet, e entrará em vídeoconferência com o médico da Unidade para realizar a consulta médica. O paciente estará na companhia do enfermeiro da UBS para qualquer dúvida e transcrição de exames e medicamentos.

Outro serviço entregue foi o castramóvel, um veículo especialmente adaptado para o atendimento clínico veterinário e devidamente autorizado pelos conselhos federal e regional. A unidade móvel conta com quatro compartimentos: pré-cirúrgica e atendimento; paramentação, cirúrgico e pós-cirúrgico. O pedido de aquisição desse serviço foi feito em 2017, durante a gestão da ex-secretária Kátia Born. Vale ressaltar que Palmeira dos Índios é o único município alagoano que tem esse serviço, e o terceiro estado do Nordeste, além de Sergipe e Aracaju.

O prefeito Júlio Cezar agradeceu o desempenho da Secretaria Municipal de Saúde em promover soluções práticas para a população, principalmente durante a pandemia. “A equipe da Saúde tem colocado sua vida em risco, mas nem por isso tem faltado conosco. Estão aqui, todos trabalhando. Não está fácil governar com a perda de recursos, mas temos que garantir o máximo de conforto e condições para esses profissionais. Estamos funcionando no limite na UPA, mas não fecharemos nossas portas de forma alguma. Hoje entregamos aqui dois importantes serviços para a população. A telemedicina é a solução para cobrir o vazio assistencial na rede pública de saúde. Nossos profissionais médicos estão afastados, mas com essa solução iremos voltar a assistir aqueles que necessitam de atendimento médico. E o castramóvel, esse veículo todo equipado, veio do Rio de Janeiro, já que são poucos locais em que um trailer desse é produzido. Esse serviço é um grande presente para o povo palmeirense. Os profissionais que vão trabalhar irão fazer o controle populacional de animais resgatados pela APAPI, serviço de castração, e assim, vamos fazer um trabalho de controle de natalidade e um trabalho preventivo, controlando doenças como a leishmaniose”, explicou o prefeito.