• Educação |
  • 17.08.21 - 04:46 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Prefeito Júlio Cezar recebe secretário Rafael Brito para agenda de trabalho na área da Educação

O prefeito Júlio Cezar recebeu nesta terça-feira (17) o secretário de Estado da Educação Rafael Brito para uma agenda de trabalho nas Escolas Estaduais Almeida Cavalcante, Nova Jersey e Humberto Mendes. Em cada unidade eles ouviram as demandas dos diretores, corpo técnico e profisisonais da 3ª Gerência Regional (Gere). Na ocasião, Rafael anunciou a entrega de novas mobílias, melhorias na infraestrutura dos estabelecimentos, equipamentos para cozinhas, implantação do PCCS, entre outros benefícios. O encontro foi acompanhado por secretários municipais, vereadores e servidores de cada unidade educacional.

De acordo com Rafael Brito, é necessário ouvir os diretores e entender as necessidades de cada escola. “O dia foi bastante proveitoso. Ouvimos as demandas dos profissionais da Educação e também anunciamos importantes ações na área a exemplo do Conecta Professor, que está em vigência, mas temos poucas adesões. Sei que é devido ao retorno das aulas que começaram ontem, mas pedimos para que os educadores façam a adesão de forma rápida para que o dinheiro seja liberado rapidamente. Também temos o recurso do Mais Merenda, vamos mobiliar 100% das escolas e equipar cada uma delas com itens de cozinha como geladeiras, freezers e panelas. Vamos implantar o PCCS da Educação, aumentar o salário do servidor da área, no próximo ano, e lançar o Bolsa Escola 10, um incentivo para quem voltou às aulas e tem boa frequência. Quem concluir o Ensino Médio também terá uma ajuda”, anunciou o secretário.

E continuou. “Selecionaremos professores mentores da rede estadual de ensino, que atuarão nas salas de aula como orientadores e incentivadores dos alunos. Eles receberão uma bolsa em dinheiro para isso. Vamos correr, junto com o governador Renan Filho, para colocar tudo que anunciei em prática e só peço uma coisa. Na verdade, é um esforço gigante para aumentarmos o Ideb neste ano. Isso é importante para os nossos alunos e vamos fazer como se fosse para os nossos filhos. Sabemos das dificuldades mas queremos crescer mesmo diante da pandemia. Queremos resultados”, afirmou Rafael Brito.

O prefeito Júlio Cezar  colocou o município à disposição do Governo do Estado. “O secretário Rafael encontra solução para tudo que é problema na área da Educação. O governador Renan Filho acertou quando o colocou nessa pasta. Estamos estreitando os laços com o estado e o município continuará avançando nessa parceria, a exemplo do transporte público dos alunos, que será integrado. Não está sendo fácil a retomada da aulas, pois precisamos proteger a comunidade escolar e seguir os protocolos. A mudança assusta e recomeçar também é difícil. Mas vemos uma mudança significativa na escola pública, vemos o carinho dos professores e a alegria dos alunos em voltar às aulas”, destacou o prefeito.

E completou. “Se a escola não parou durante a pandemia, mesmo remotamente, foi por causa dos servidores. Vi professores emocionados, porque depois de 500 dias trabalhando remotamente estamos de volta. As mudanças significativas que o governador e o secretário fazem na Educação é uma visão que o município segue e, a partir do próximo ano, as nossas escolas municipais serão 100% de tempo integral. Não tem mais uma só rede. Estamos todos juntos, pois o nosso aluno hoje é o da escola estadual amanhã. Se todo governo investir em Educação não será mais preciso construir presídios, finalizou o prefeito Júlio Cezar.