• Saúde |
  • 31.05.23 - 10:11 |
  • Por Assessoria

Prefeito lamenta morte de criança, determina investigação de conduta médica e pede laudo do SVO

O prefeito Júlio Cezar determinou na noite desta quarta-feira (31) que a Corregedoria Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) apurem, no prazo de 15 dias, as causas que levaram a óbito uma criança que, desde a última segunda-feira (29), deu diversas entradas na Pediatria 24h. A sindicância vai avaliar, inicialmente, a conduta dos profissionais, com base nos protocolos e o laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

A criança, menor de idade e residente do bairro Vila Maria, deu entrada na UPA nos últimos dois dias, segunda-feira (29) e terça-feira (30), com quadro febril e tosse. Na manhã desta quarta-feira (31), a criança voltou à Pediatria 24h, sem febre, mas apresentou quadro convulsivo e, após um período, desconforto respiratório, quando não resistiu e faleceu.

A equipe médica da Pediatria 24h informou à família que seria necessário passar pelo SVO para que o óbito seja investigado pela perícia forense. A direção médica conversou com a família, repassou todo os procedimentos anotados no prontuário e explicou a importância de investigar a morte.

“Não podemos classificar como algo normal, porque houve um óbito de uma criança. Quais os procedimentos? Foram pedidos exames laboratoriais? Exames de imagem? Que tipo de protocolo os profissionais seguiram? Precisamos apurar as responsabilidades e buscar respostas para a família, aos pais que choram a morte de um filho e à sociedade. Lamento, profundamente, o ocorrido e vamos prestar todo apoio à família”, cobrou o prefeito Júlio Cezar.

O secretário de Saúde Jânio Marques e a Adjunta Alba Fontes estiveram na Unidade de Pronto Atendimento, conversaram com a direção do serviço, o o diretor médico, entre outros profissionais da Pediatria 24h.