• Agenda em Brasília |
  • 05.12.22 - 11:30 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO E HENRIQUE ROMEIRO/ASSESSORIA FOTOS: HENRIQUE ROMEIRO/ASSESSORIA

Prefeito se reúne com diretoria do Iphan em Brasília

O prefeito Júlio Cezar cumpre agenda de trabalho esta semana em Brasília e, nesta segunda-feira (5), ele esteve no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Após um período de entraves, protocolos e burocracias, a Prefeitura de Palmeira dos Índios e o Instituto se preparam para fazer a reabertura da Casa Museu Graciliano Ramos nas próximas semanas, com recursos do Instituto e contrapartida da prefeitura. O prefeito está acompanhado do procurador-geral do município Klenaldo Oliveira, do controlador-geral Marcondes Oliveira e da Gerente de Convênio com o Governo Federal Ialla Menezes.

A equipe de governo se reuniu com o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam) Leonardo Barreto e o assunto em pauta girou em torno das tratativas de convênios com o Iphan e a abertura da Casa Museu. Cabe ao Depam propor diretrizes, critérios e normas, gerenciamento de programas, projetos e ações na área de gestão de bens culturais materiais.

Júlio Cezar também realizou tratativas da reabertura com a superintendente do Iphan em Alagoas Melissa Mota. “A nossa vinda ao Iphan e o nosso trabalho, em parceria com a Superintendência em Alagoas e o Iphan nacional, é para garantir que possamos vencer todas as etapas e reabrir a Casa de Graciliano, que é muito procurada e representa muito para a literatura brasileira e mundial. Estamos fazendo todos os esforços e sou muito grato ao Iphan, ao secretário de Cultura Cássio Júnio e toda a equipe, e estamos correndo com todo o projeto museográfico e estrutural, corrigindo onde é necessário. O nosso objetivo é garantir a reabertura da Casa Museu, nos próximos dias, e entregá-la ao povo de Alagoas, do Brasil e aos admiradores de Graciliano Ramos”, disse o prefeito Júlio.