• Ações |
  • 18.05.21 - 08:27 |
  • Por ASSESSORIA

Prefeitura alerta sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, realizou nesta terça-feira (18), ações de conscientização e prevenção no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Algumas ações foram realizadas no dia de hoje, como uma blitz educativa, em alguns pontos da cidade, esclarecimento de dúvidas e alerta à população sobre o tema. Durante o movimento, uma encenação sobre abuso infantil foi realizada pelos profissionais do Centro de Convivência, além de uma panfletagem no conjunto Brivaldo Medeiros e na Vila João XXII, coordenado pela equipe do projeto Criança Feliz.

Para a secretária de Assistência Social Flávia Tavares, o dia é de muita luta e muita conscientização. ” Esse é um dia em que toda a população brasileira deve se manifestar contra a violência e o abuso sexual das nossas crianças. Estamos hoje convocando toda a sociedade palmeirense que venha, como diz nossa campanha, fazer bonito, denunciando toda e qualquer situação de violência sexual, violação de direito ou qualquer indício de maus tratos, através do Disque Direitos Humanos, Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar da cidade”, disse a secretária.

Durante todo o mês de maio, a Secretaria de Assistência Social realizou ações de conscientização e esclarecimentos, por meio de palestras, rodas de conversas e trabalhos em conjunto com outras secretarias.

O objetivo das ações é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A secretária ainda alerta para os cuidados com as crianças e adolescentes neste tempo de pandemia. ” Infelizmente, os dados mostram que nesse tempo em que as crianças estão mais em casa, o número de casos tem aumentado no nosso país e isso requer um esforço mútuo. É dever nosso, é dever de todos”, finalizou Flávia.

O dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.