• Educação |
  • 21.03.23 - 07:00 |
  • Por LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA FOTOS: DIEGO WENDRIC/ASSESSORIA

Prefeitura de Palmeira anuncia homologação de acordo para pagamento dos precatórios da Educação

O prefeito Júlio Cezar anunciou nesta terça-feira (21), por meio de uma live, que o Tribunal Regional Federal (TRF), localizado em Recife (PE), homologou o acordo judicial, proposto pela Prefeitura de Palmeira dos Índios e Sindicato dos Trabalhadores na Educação no Estado de Alagoas (Sinteal), para o pagamento dos precatórios dos servidores. O calendário do repasse financeiro será divulgado no dia 5 de abril e começará por aposentados e beneficiários de servidores já falecidos. Na sexta-feira (24), a prefeitura lançará uma lista preliminar com a relação de quem tem direito ao dinheiro.

A luta travada pela Prefeitura de Palmeira e o SINTEAL foi intensa. A todo momento, os professores e trabalhadores da Educação buscavam informações sobre o andamento do processo, que seguiu exatamente o modelo adotado pelo município de Maceió. “Estamos muito felizes com a notícia e a vitória é de todos. Muitas pessoas ficaram ansiosas e até desacreditadas, mas batalhamos juntos e agradeço ao prefeito e toda a sua equipe por terem ficado do nosso lado”, disse o presidente do Sinteal em Palmeira Izael Ribeiro.

Por decisão do prefeito Júlio Cezar, os recursos ficaram em conta deste 2018 e somam, nos dias atuais, quase R$ 30 milhões. “Esta era a notícia mais do que esperada pelos profissionais da Educação. Nunca tocamos neste dinheiro e deixamos no banco porque ele pertence aos trabalhadores da Educação. Dedico este momento à memória da Elenice, ex-presidente do Sinteal, e da dona Francisca Alves, que lutaram muito e, infelizmente nos deixaram sem receber esse dinheiro. Foi uma luta de todos e, finamente, o dia da vitória chegou. Parabenizo os profissionais que trabalharam nos bastidores pelo resultado feliz dessa batalha que chegou ao fim”, disse o prefeito Júlio Cezar.

O prefeito destacou que sempre acreditou que este dia chegaria. “O caminho foi longo, mas jamais deixamos de acreditar. Teve até gente que nos acusou de fazer política com o tema. Minha gratidão aos doutores Klenaldo Oliveira e Marcondes Oliveira, à equipe do Dr Nivaldo Barbosa que, a todo momento, nos orientou e assessorou nesta causa, à Câmara e todos do governo que trabalharam para que este momento chegasse. O Sinteal foi muito importante porque defendeu deste o início a parte dos trabalhadores da Educação”, destacou Júlio Cezar.

O anúncio foi acompanhado pelos secretários municipais Cinara Barbosa, de Administração, Cristiano Ramos, de Educação, Gutemberg Santos, de Fazenda, Josélia Nunes, adjunta, Cássio Júnio, de Cultura, Júlio Permínio, Klenaldo Oliveira, procurador-geral do município, e Marcondes Oliveira, controlador-geral.